Já fez LIKE no TVI Notícias?

Temperaturas na Madeira ultrapassam os 25 graus

Bombeiros combateram incêndios em diversos pontos da ilha

Diversas corporações de bombeiros da Madeira estiveram envolvidas, este domingo, no combate a incêndios de deflagraram em vários pontos da ilha, numa altura em que Instituto Português do Mar e a Atmosfera emitiu um alerta para tempo quente.

Elementos dos Bombeiros da Calheta, da Ribeira Brava e Ponta do Sol, de Câmara de Lobos (zona oeste da Madeira), de Santana (norte) e de Santa Cruz (zona leste) combateram fogos durante o dia, sobretudo em áreas de floresta e mato.

PUB

Na Calheta, uma queimada não autorizada ficou descontrolada e propagou-se a uma casa devoluta, situação que motivou a intervenção das autoridades policiais, que identificaram o responsável pelo fogo.

O aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para tempo quente na costa sul da ilha da Madeira entrou em vigor às 12:00 de domingo e prolonga-se até 21:00 de hoje.

As autoridades alertam para a "persistência de valores elevados da temperatura máxima", podendo ultrapassar os 25 graus.

Noite amena na passagem do ano

Uma noite amena e sem chuva, com 18 graus de temperatura, espera os milhares de residentes e turistas que vão entrar em 2020 no arquipélago da Madeira, indicou hoje o diretor do Observatório Meteorológico do Funchal.

“Amanhã [terça-feira] será um dia com céu pouco nublado, eventualmente nublado por nuvens altas ao fim do dia, a temperatura máxima que se prevê é de 23 graus e, na passagem de ano, a temperatura será de 18 graus, portanto, amena e sem chuva", disse à Lusa Vítor Prior.

PUB

O responsável explicou ainda o motivo pelo qual as temperaturas têm atingido valores "bastante acima dos normais [26 graus]" nos últimos dias.

Resulta da localização do anticiclone dos Açores e que permite o transporte de ar quente de África, uma corrente de leste. Associado ao anticiclone, há movimentos do ar descendentes que o aquecem e o tornam ainda mais seco de modo que a temperatura será de 23 graus até sábado, altura em que poderá ser registada alguma chuva no Funchal", explicou.

Segundo dados da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, "a taxa de ocupação global na hotelaria madeirense evidencia um alinhamento com os números do ano passado” e situa-se “em redor dos 85%".

De acordo com dados da Administração de Portos da Madeira (APRAM), 13 navios de cruzeiros com cerca de 30 mil pessoas (entre turistas e tripulantes) escalarão ou fundearão na baia do Funchal à espera do Ano Novo.

PUB

Últimas