Já fez LIKE no TVI Notícias?

Temperaturas próximas dos 40 graus

Relacionados

Madeira e oito distritos do continente estão sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Vinte e quatro regiões do país apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), também segundo o IPMA. Na página da Internet, o IPMA coloca ainda 17 concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Oito distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Évora e Beja e o arquipélago da Madeira vão estar sob aviso amarelo entre as 09:00 de hoje e as 18:00 de quinta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

PUB

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral da região centro até ao meio da manhã e vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral, em especial durante a tarde, e de nordeste nas terras altas até ao início da manhã e para o final do dia.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da região centro e pequena subida de temperatura nas regiões norte e interior centro, em especial da máxima.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha, vento moderado de nordeste, sendo fraco nas vertentes sul e pequena subida de temperatura.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 17 e 29 graus Celsius, no Porto entre 15 e 26, em Vila Real entre 15 e 35, em Bragança entre 16 e 34, em Viseu entre 15 e 34, em Coimbra entre 16 e 30, na Guarda entre 16 e 32, em Castelo Branco entre 19 e 38, em Portalegre entre 21 e 37, em Évora entre 14 e 37, em Beja entre 15 e 37, em Santarém entre 16 e 31, em Faro entre 22 e 32 e no Funchal entre 20 e 27.  

PUB

Risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta

De acordo com o IPMA, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Viana do Castelo, Coimbra, Évora, Faro, Castelo Branco Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Vila Real, Horta e Angra do Heroísmo (Açores) estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

As regiões do Funchal e Porto Santo apresentam hoje risco alto de exposição à radiação UV e Ponta Delgada está com níveis moderados.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.  

Risco máximo de incêndio

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda), Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira e Sernancelhe (Viseu)

PUB

O IPMA colocou também em risco elevado e muito elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de todos os distritos de Portugal continental (18).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na terça-feira 120 incêndios que foram combatidos por 3.240 operacionais, com o auxílio de 862 meios terrestres e 57 aéreos.

Num aviso dirigido à população, a ANPC aponta o tempo seco e vento moderado, por vezes forte, como condições favoráveis para a eventual deflagração e propagação de fogos florestais nos próximos dois dias.

PUB

Relacionados

Últimas