Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ameaça terrorista à Torre Eiffel

Relacionados

Controladores aéreos portugueses interceptam conversa. Segurança sobe de nível, depois de, nos últimos dias, jihad islâmica ter advertido Paris e alvos económicos em França. Ameaças surgem após quatro turistas franceses terem sido executados na Mauritânia

Uma conversa interceptada por controladores aéreos portugueses dando conta de ameaças terroristas contra a Torre Eiffel, em Paris, foi transmitida às autoridades francesas que elevaram o nível de segurança no local, revela esta sexta-feira o semanário Nouvele Observateur.

Segundo o jornal, citado pela agência Lusa, a conversa foi identificada quinta-feira, numa emissão em onda curta, pelos controladores aéreos portugueses e, de forma «vaga e confusa», segundo fonte policial, referia-se a um iminente ataque terrorista contra a Torre Eiffel.

PUB

As autoridades portuguesas alertaram de imediato as suas congéneres francesas que tomaram as correspondentes medidas de segurança.

Quatro turistas franceses foram executados na Mauritânia. Al-Qaeda reivindica homicídios.

Detidos suspeitos de homicídio de turistas.

Os serviços secretos franceses, da «Direction de la Surveillance du Territoire» (DST), procuram agora identificar o emissor das ameaças.

Se esta mensagem não foi apenas destinada a «lançar o pânico», como observou uma fonte dos serviços de contra-espionagem francesa, trata-se da última ameaça contra Paris, numa longa série emitida nos últimos dias em sites da Internet da jihad islâmica.

A prefeitura da polícia de Paris indicou que o dispositivo de segurança na capital francesa, o plano «Vigipirate», permanece em alerta vermelho, como tem estado nos últimos meses. A protecção do presidente da câmara, Bertrand Delanoe, foi igualmente reforçada.

As ameaças contra Paris e alvos económicos em França multiplicaram-se nos últimos dias em vários sites islamitas.

Estas ameaças são mais inquietantes porque surgem após a execução, a 24 de Dezembro, de quatro turistas franceses na Mauritânia por um grupo salafista ligado à Al-Qaeda.

PUB

Relacionados

Últimas