Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alegados membros da ETA identificados

Um dos suspeitos terá estado envolvido nos atentados de Julho em Burgos e Calviá

Os dois alegados membros da ETA detidos em Portugal foram identificados como Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz de Barron, estando esta última numa lista de suspeitos de acções da organização levadas a cabo em Julho de 2009.

Membros da ETA transportados para Lisboa

PUB

Em comunicado, o Ministério do Interior espanhol explica os contornos da operação que, primeiro, levou ao controlo da viatura em que seguia um dos detidos, uma carrinha com explosivos e depois à detenção dos dois suspeitos em Portugal, diz a Lusa.

O governo afirma que a carrinha, que era conduzida por Garcia Arrieta, que estava carregada com explosivos e que levantou suspeitas por ter matrícula francesa, foi interceptada em Bermillo de Sayago (Zamora), num ponto de controlo da Guarda Civil.

Dois presumíveis membros da ETA detidos em Portugal

Enquanto os agentes inspeccionavam a carrinha o condutor entrou no carro de patrulha policial e fugiu em direcção a Portugal. De imediato foram accionados os protocolos de cooperação transfronteiriça tendo a GNR localizado a viatura cerca de 1h20 depois e detido o condutor.

A segunda suspeita foi localizada pela GNR no município de Vila Nova de Foz, quando viajava com documentação falsa num veículo também com matrícula francesa.

PUB

Segundo o Ministério do Interior, Iratxe Yáñez Ortiz de Barron tem antecedentes por ter reunido informações sobre eventuais alvos políticos, militares ou policiais da ETA.

A sua foto estava incluída na ultima lista de fotografias distribuídas pelo Departamento do Interior de alegados envolvidos nos atentados de Julho do ano passado em Burgos e Calviá.

Na carrinha interceptada foram encontrados cerca de 10 quilos de explosivos, bidões e material para fabrico de engenhos explosivos, três armas de vários calibres, documentação variada e matrículas francesas.

No veículo que conduzia Yáñez foram encontrados bilhetes de identidade, passaportes e documentação francesa, um computador portátil e uma câmara digital.

PUB

Últimas