Já fez LIKE no TVI Notícias?

Viana do Castelo: arena amovível já começou a ser instalada

Relacionados

Organização avança com tourada apesar de recurso apresentado pela autarquia

A federação «Prótoiro» prevê iniciar na terça-feira a instalação da arena amovível em Viana do Castelo, para a realização de uma corrida de touros, apesar do recurso apresentado pelo município em tribunal.

«Estamos em crer que a instalação deverá arrancar esta terça-feira e se estivermos num Estado de Direito, no dia 19 de Agosto há corrida de touros em Viana do Castelo», disse à agência Lusa, Diogo Costa Monteiro, presidente da comissão executiva da «Prótoiro».

PUB

Trata-se de uma arena amovível a instalar em terrenos agrícolas, junto à costa de Viana do Castelo, com capacidade para 3.300 pessoas.

A Câmara de Viana do Castelo deduziu, esta segunda-feira, oposição à decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB) que autoriza a instalação da arena, alegando violação do Plano Diretor Municipal (PDM).

Em conferência de imprensa, o presidente da autarquia, José Maria Costa, afirmou estar «seguro que não haverá tourada» em Viana do Castelo, apesar da suspensão do indeferimento da autarquia à instalação da arena, pelo TAFB.

«Estranhamente, o tribunal, antes da decisão, não ouviu a câmara municipal, por entender ser de extrema urgência este assunto», apontou.

Segundo a oposição deduzida, esta segunda-feira, pelo município, com regime de urgência, a instalação do recinto no local previsto, uma zona de emparcelamento agrícola junto à costa, configura um «desrespeito pelo ambiente e pelo ordenamento do território» e por isso foi indeferido a 02 de agosto.

PUB

Os terrenos em causa, na freguesia de Areosa, cidade de Viana do Castelo, estão classificados como Reserva Agrícola Nacional (RAN) e Reserva Ecológica Nacional (REN) e como tal não podem receber qualquer instalação do género, à luz do PDM, aprovado em 2008.

«É extraordinário que o único argumento invocado pelo presidente da Câmara que defende a cidade antitouradas sejam as questões ambientais. É a prova de que está ciente da ilegalidade que comete desde 2009», apontou, por seu turno, o responsável pela «Proitoro», que organiza o evento.

Adiantou que a decisão do tribunal, de permitir a instalação da arena - o evento em si já está licenciado pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais e Sociedade Portuguesa de Autores -, foi tomada «já com conhecimento» dos motivos invocados pelo município para o primeiro indeferimento.

«É por isso que estamos convictos que haverá tourada em Viana do Castelo no dia 19 de Agosto. Mas mesmo que seja nesse dia, mais cedo ou mais tarde, o regime de censura cultural que existe na cidade vai acabar», apontou ainda o dirigente da «Prótoiro».

PUB

Relacionados

Últimas