Já fez LIKE no TVI Notícias?

MP pede condenação para homem que incendiou a mulher

Ministério Público pede condenação por violência doméstica e homicídio qualificado de um homem de Braga

Disse ainda que não ficou provado que a vítima tenha morrido por causa das queimaduras. Segundo a acusação, o arguido agiu premeditadamente, já que no dia anterior tinha ido comprar um frasco de álcool e um isqueiro.

O Ministério Público (MP) no Tribunal de Braga pediu esta quarta-feira a condenação por violência doméstica e homicídio qualificado de um homem acusado de regar a mulher com álcool e lhe pegar fogo, provocando-lhe a morte.

A procuradora do MP destacou a "frieza de ânimo" e a "manifesta crueldade" com que o arguido atuou, na presença da filha do casal, e o "meio insidioso" que utilizou.

Para o MP, foi um crime com "especial censurabilidade e perversidade", agravado ainda pelo facto de o arguido, após incendiar a mulher, se ter sentado à mesa para "calmamente" tomar o pequeno-almoço.

A advogada do arguido, Liliana Braga Correia, pediu uma pena "especialmente atenuada" em relação ao crime de violência doméstica, já que, acentuou, as agressões seriam mútuas.

PUB

Quanto ao homicídio, defendeu que o arguido nunca teve intenção de matar e que se tratou de "um momento de loucura".

"Estava cego, foi um ato tresloucado, não premeditado. Usou o álcool de forma irracional, sem ter noção do que estava a fazer", esgrimiu, para considerar que o arguido deverá ser condenado por ofensas à integridade físicas, agravadas pelo resultado morte.

O nome da vítima, Adélia Ribeiro, acabou por ser atribuído a uma rua da cidade de Braga, na sequência de um desafio feito pelo jornal "i" aos diversos municípios do país para homenagear as vítimas de violência doméstica.

O crime ocorreu a 18 de agosto de 2014, no prédio onde o casal vivia.

A vítima, Adélia Ribeiro, de 50 anos e funcionária do Hospital de Braga, sofreu queimaduras de 2.º e 3º graus na cabeça, abdómen e braços, acabando por morrer 44 dias depois.

Em tribunal, o arguido admitiu que agiu por ciúmes, por suspeitar que a mulher tinha outro relacionamento, mas sublinhou que apenas lhe queria "queimar o cabelo" e, assim, "pregar-lhe um susto".

PUB

Disse que, pelo menos desde 2012, a mulher trocava muitas mensagens e telefonemas, alegadamente com um médico do Hospital de Braga.

"Chamadas e mensagens ao fim de semana penso que não é trabalho. Fiquei quase com a certeza de que ela tinha outro alguém", acrescentou.

Segundo a acusação, há outros registos anteriores de violência doméstica por parte do arguido, como facadas, murros e pancadas na cabeça da mulher.

O arguido admitiu hoje que o casal se agredia mutuamente e que algumas vezes foi ele que ficou ferido, adiantando que nunca apresentou queixa "por vergonha".

A defesa pediu um exame psiquiátrico ao arguido, tendo o perito concluído pela sua imputabilidade.

O perito destacou a "personalidade calculista" e a "frieza de ânimo" do arguido.

A leitura do acórdão está marcada para 9 de julho.

PUB

Últimas