Já fez LIKE no TVI Notícias?

Risco de tornados mantém-se esta quinta-feira

Relacionados

Veja as imagens da tromba de água que se formou no Tejo, em Lisboa, e danificou telhados. Mande as suas

Um fenómeno semelhante à tromba de água que se registou esta quarta-feira no rio Tejo, em Lisboa, poderá verificar-se novamente até esta quinta-feira. Uma fonte do Instituto de Meteorologia disse ao tvi24.pt que existem condições atmosféricas para que isso aconteça no centro e sul do país. O que não se sabe é onde nem quando.

Envie as suas fotos e vídeos para agenda@tvi24.pt

PUB

«No rio Tejo o que aconteceu esta tarde foi uma tromba de água, que é um tornado que se origina na água», explicou a meteorologista Madalena Rodrigues.

Este remoinho de vento de alta intensidade, que gira no sentido contrário aos ponteiros do relógio, tem a capacidade de aspirar água, por vezes até à nuvem a partir da qual se formou. O tornado de hoje, cujo nome mais preciso é «tromba de água», foi de fraca intensidade. Mesmo assim, com força suficiente para chamar a atenção de muitos lisboetas, que registaram o momento e ter levado telhas pelo ar.

«Amanhã há ainda condições para se formarem tornados», explicou Madalena Rodrigues, pois parte do território de Portugal está «sob efeito de uma depressão cava estacionária», particularmente o centro e sul do país.

Quanto mais situações meteorológicas com as características das desta quarta-feira maior a probabilidade da ocorrência destas espirais de vento, potencialmente destruidoras. «Se estivemos muitos dias durante o ano assim, temos mais tornados».

PUB

Um responsável dos bombeiros disse já esta tarde que os ventos danificaram telhados de vários prédios. «Na zona do bairro Belo Horizonte foram atingidas as coberturas de cinco prédios, tendo os telhados ficado danificados», disse ao tvi24.pt o sub-chefe Marques, do Regimentos de Sapadores Bombeiros.

PUB

Relacionados

Últimas