Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lápides junto ao memorial de Salazar vandalizadas

Aconteceu em Santa Comba Dão. GNR ainda não tem suspeitos

As lápides que se encontram junto ao memorial, logo ao lado da campa onde António de Oliveira Salazar está sepultado, em Vimieiro, Santa Comba Dão, foram vandalizadas na madrugada desta quarta-feira.

«Salazar toninho ruralóide» era a frase inscrita, com tinta própria para graffiti, adinta o jornal «Correio da Manhã». A informação foi confirmada, entretanto, ao tvi24.pt por fonte da GNR local.

PUB

Os responsáveis por este acto de vandalismo já estão a ser procurados pelas autoridades mas, segundo António Carvalho, comandante do Posto Territorial de Santa Comba Dão, «ainda não há suspeitos e não foi apresentada qualquer queixa por parte da família».

O comandante acrescentou que os actos de vandalismo à campa da Salazar «acontecem mas não são frequentes» e «tanto podem ter sido praticados por um grupo como por uma só pessoa».

A presidente da Junta de Freguesia do Vimieiro, Paula Correia, exige mais segurança no local uma vez que teme que este caso venha a gerar conflitos entre grupos que têm opiniões divergentes sobre Salazar.

Em declarações ao CM, Paula Correia afirmou estar «indignada» e revela que «isto é obra de pessoas de fora que não respeitam ninguém». O cemitério permanece sempre aberto uma vez que «todos os dias recebe visitas», afirma a autarca.

Para resolver o problema a autarca de Vimieiro defende a instalação de um sistema de videovigilância.

No entanto, o presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, João Lourenço, disse que o melhor seria retirar o memorial. «É obra de garotos. O memorial é motivo de conflitos e pode ser foco de problemas. Salazar não queria nada disso», referiu o autarca.

PUB

Últimas