Já fez LIKE no TVI Notícias?

Beja: central solar deve começar a produzir em Outubro

Relacionados

«Vai permitir evitar anualmente cerca de 18 mil toneladas de emissões de gases com efeito de estufa», segundo o administrador da empresa Earth Life

A quarta central solar fotovoltaica no concelho de Ferreira do Alentejo (Beja), deverá começar a produzir energia parcialmente em Outubro, adiantou esta terça-feira à agência Lusa fonte da empresa promotora. O investimento é de quase 45 milhões de euros.

A instalação da central, com uma capacidade total de 14 megawatts (MW), começou em Julho e irá ocupar cerca de 30 hectares perto de Figueira de Cavaleiros.

PUB

O administrador da empresa Earth Life, Aurélio Tavares, justificou a escolha do local: «Figueira dos Cavaleiros foi escolhida devido à boa recepção do Município de Ferreira do Alentejo e porque a zona tem características próprias de radiação solar que tornam o projecto viável em termos financeiros».

«Se tudo correr de acordo com o que estamos a prever», dentro de «três anos será possível» avançar com os últimos cinco MegaWatts da central, com recurso a uma tecnologia que, frisou Aurélio Tavares, «é uma inovação, comparativamente ao que está instalado nos grandes parques solares, em Portugal».

Estima-se que a central venha a produzir anualmente cerca de 22,5 gigawatts/hora (GWh) de energia, o suficiente para abastecer seis mil habitações. A central vai permitir evitar anualmente cerca de 18 mil toneladas de emissões de gases com efeito de estufa, indicou Aurélio Tavares.

PUB

Relacionados

Últimas