Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cinzas em espaço português não afectam tráfego

Relacionados

A nuvem pode estar no final desta terça-feira a 300 quilómetros da ilha das Flores e do Corvo

A nuvem de cinzas provocada pelo vulcão em erupção na Islândia que voltou esta terça-feira a entrar no espaço aéreo português encontrava-se a meio da manhã a mais de 700 quilómetros dos Açores.

Carlos Ramalho, do Instituto de Meteorologista, disse, no entanto, à Lusa que se prevê que a nuvem se aproxime do arquipélago ao longo do dia, admitindo que se poderá encontrar no final do dia a cerca de 300 quilómetros das ilhas das Flores e do Corvo.

PUB

Uma nova erupção do vulcão islandês, registada na segunda-feira, intensificou a nuvem de cinzas vulcânicas que desde a passada semana está a condicionar a circulação aérea na Europa, obrigando ao encerramento de vários aeroportos e cancelamento de milhares de voos.

Cinzas vulcânicas entram no espaço aéreo português

Álvaro Antunes, controlador de tráfego aéreo do Centro Oceânico de Santa Maria da NAV - Portugal diz que a nuvem «tendência parece ser de deslocamento para norte/noroeste, de afastamento» da zona aérea nacional.

«A maior parte dos voos transatlânticos voa a altitudes superiores (entre os 30 e os 41 mil pés)", pelo que a presença da nuvem "não vai afectar o tráfego" aéreo na área nacional, detalhou o também membro do grupo de cinzas vulcânicas da Organização Internacional de Aviação Civil.

PUB

Relacionados

Últimas