Já fez LIKE no TVI Notícias?

Doente aguarda medicamento por falta de autorização do Infarmed

Esclarece Centro Hospitalar de Lisboa Central

O Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) esclareceu hoje que o medicamento pedido em outubro do ano passado por um doente com Hepatite C não foi disponibilizado por ainda não ter sido sujeito a avaliação prévia pelo Infarmed.

A associação SOS Hepatite denunciou na quinta-feira, numa conferência de imprensa sobre a falta de medicamentos nos hospitais, que há doentes que «esperam mais de seis meses pela medicação».

PUB

Como exemplo, referiu um doente seguido no Hospital Curry Cabral que pediu um medicamento a 25 de outubro e que acabou por desistir do hospital, farto de esperar.

Segundo o CHLC (que engloba o Curry Cabral), trata-se de um medicamento (Telaprevir) sujeito a receita médica restrita e que, como tal, está obrigado a uma avaliação prévia do Infarmed.

Por isso, o centro hospitalar submeteu em dezembro à Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) um pedido de autorização de utilização do medicamento para tratamento do referido doente.

A utilização deste medicamento «tem associado um risco de efeitos adversos que deve ser ponderado em função do quadro clínico do doente de modo a não comprometer a relação risco-benefício», explica o CHLC.

Assim, a CFT daquele centro hospitalar apreciou o pedido do medicamento Telaprevir para o doente referido e, perante o seu enquadramento clínico, aprovou a submissão ao Infarmed de pedido de Autorização de Utilização Excecional (AUE).

PUB

No entanto, até ao momento o Infarmed ainda não publicou a avaliação prévia do medicamento, pelo que a sua utilização «está vedada» ao hospital.

A violação desta norma pelos hospitais pode levar os respetivos membros do Conselho de Administração e da CFT a responderem civil, criminal ou financeiramente, esclarece o centro hospitalar.

O CHLC sublinha que «é obrigado a cumprir todos os regulamentos em vigor para a cedência de medicamentos, pelo que só poderá proceder à aquisição do medicamento Telaprevir após deferimento pelo Infarmed deste pedido de AUE».

PUB

Últimas