Já fez LIKE no TVI Notícias?

Erradicação da tuberculose em Portugal ainda «está longe»

Relacionados

Coordenador da luta contra a doença defendeu necessidade de intensificar medidas de combate

No ano passado Portugal registou 2756 casos de tuberculose, menos oito por cento do que em 2008, mas ainda não baixou a fasquia dos 20 casos por 100 mil habitantes, não integrando, assim, a categoria de país de «baixa incidência».

O relatório da Direcção-Geral da Saúde refere que, dos 2756 casos notificados, incluindo casos novos, 2342 são de portugueses.

PUB

A incidência foi de 24,1 por 100 mil habitantes, o que coloca Portugal entre os países de «incidência intermédia».

Em entrevista à agência Lusa, o coordenador nacional da luta contra a tuberculose salientou a «descida consistente» do número de casos, mas defendeu a necessidade de intensificar as medidas de luta contra a doença.

«Nós estamos à beira de atingir a fasquia dos 20 por 100 mil habitantes, mas ainda não conseguimos, apesar de uma larga extensão do território já a ter atingido», referiu Fonseca Antunes.

«Enquanto não se atingir a erradicação da doença, que não é impossível, mas está longe, vai ser sempre necessário intensificar e adaptar os programas de intervenção» às diversas mudanças que vão ocorrendo, explicou o coordenador.

Evidencia-se maior tendência decrescente da doença entre os homens do que nas mulheres. Porém, os homens dos 35 aos 44 anos são os mais afectados e os imigrantes têm quase quatro vezes mais probabilidade de contrair a tuberculose.

Mundialmente, a ameaça da tuberculose continua a aumentar, agravada pelo fenómeno da multirresistência, que está sem controlo devido à extrema escassez de meios nos países mais afectados.

«O que verificamos em Portugal é que a incidência de tuberculose multirresistente (TBMR) diminuiu bastante, para cerca de um terço nos últimos 10 anos», concluiu.

PUB

Relacionados

Últimas