Já fez LIKE no TVI Notícias?

Farmácias de Coimbra confirmam falta de insulina

Relacionados

Mas doentes têm conseguido cumprir os tratamentos

A insulina tem faltado em farmácias de Coimbra, por não ser fornecida nas quantidades encomendadas, mas os doentes têm conseguido cumprir os tratamentos.

Segundo a Lusa, os responsáveis de três farmácias instaladas em Coimbra confirmaram haver falta do medicamento há alguns meses, mas têm conseguido satisfazer os pacientes, no próprio dia ou uns dias depois.

PUB

«O doente diabético nunca deixa que a insulina lhe falte em casa. Não noto grande desespero. Procuram para repor as suas reservas», observou Ana Rico, adjunta do director técnico da Farmácia Central.

Vítor Virgílio, adjunto do director técnico da Farmácia Cruz Viegas, afastou qualquer relação entre as dificuldades de fornecimento e a eventual alteração da comparticipação, porque isso apenas teria implicações para o paciente, no custo do medicamento.

Os fornecedores alegam não disporem das quantidades pedidas para fornecer, porque também não as recebem dos laboratórios.

«Em relação ao abastecimento das insulinas às farmácias, segundo o Infarmed e as empresas produtoras de insulina, não há falta de insulina e está garantido o fornecimento da mesma», refere comunicado da Direcção-Geral da Saúde. Também o coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes garante que não há falta de insulina em Portugal .

PUB

Relacionados

Últimas