Já fez LIKE no TVI Notícias?

Farmácias: Madeira paga dívida na segunda-feira

Relacionados

Em causa, estão quatro milhões de euros

O executivo de Alberto João Jardim vai pagar na segunda-feira a dívida de quatro milhões de euros às farmácias, disse hoje à Lusa fonte do Governo Regional.

«Amanhã [segunda-feira] serão transferidos quatro milhões de euros para o Instituto de Administração da Saúde destinados às farmácias», adiantou a mesma fonte.

PUB

Com a concretização da transferência, ficará pago o valor respeitante à tranche de Dezembro de 2011 do plano de pagamento acordado entre a Associação Nacional das Farmácias e a região. Foi o incumprimento deste plano que originou a suspensão da venda a crédito de medicamentos pelas farmácias, em vigor desde o dia 09 de Janeiro.

Devido à dívida acumulada de 77 milhões de euros, o Governo Regional comprometeu-se a regularizar o pagamento mensal mínimo de quatro milhões de euros, o que não sucedeu, motivando esta decisão, que não afectou os utentes que têm subsistemas de saúde.

O executivo madeirense justificou a falta de pagamento com a necessidade de dar prioridade a projectos comunitários.

«Num quadro em que sempre vivemos com dificuldades financeiras, foi entendido pelo Governo Regional dar prioridade a financiar projectos comunitários, sem os quais a região não podia beneficiar dos fundos comunitários», declarou o secretário regional do Plano e Finanças, Ventura Garcês.

PUB

Entretanto, o Governo Regional tinha anunciado que os reembolsos da comparticipação dos medicamentos adquiridos na região iriam começar a ser efectuados nos centros de saúde do arquipélago a partir desta segunda-feira.

Entretanto, o presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF) assegurou hoje à Lusa que, caso o Governo Regional da Madeira pague a dívida na segunda-feira, será levantada «imediatamente» a suspensão da venda a crédito de medicamentos na região.

«A suspensão acaba imediatamente, como é óbvio», disse João Cordeiro, frisando que não é intenção da ANF «estar numa posição de querer agredir os madeirenses, pois esta decisão foi dura e difícil de tomar».

O responsável pela ANF afirmou ainda que, «entre as farmácias terem medicamentos ou entrarem em ruptura», não tiveram «alternativa» senão suspender a venda a crédito de medicamentos na região.

Fonte do Governo Regional disse hoje à Lusa que o executivo de Alberto João Jardim vai pagar na segunda-feira a dívida de quatro milhões de euros às farmácias.

«Amanhã [segunda-feira] serão transferidos quatro milhões de euros para o Instituto de Administração da Saúde destinado às farmácias», adiantou a mesma fonte.

PUB

Relacionados

Últimas