Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fátima Felgueiras absolvida

Relacionados

Presidente de Câmara ilibada no processo relativamente a atribuição de quantias ao clube da terra

Fátima Felgueiras foi absolvida esta quinta-feira no processo do futebol em que a presidente de câmara era acusada de irregularidades na atribuição de subsídios ao clube da terra. Felgueiras respondia por sete crimes de participação económica em negócio e um de abuso de poderes sob a forma continuada.

«Acabou um pesadelo com dez anos»

PUB

Em declarações aos jornalistas à saída do tribunal, a presidente de Câmara considerou que se «fez Justiça» e que «o país aprenda».

O Ministério Público alegou que parte dos 2,8 milhões de euros atribuídos pela câmara ao clube, entre 1995 e 2002, se destinavam a pagar despesas com a equipa profissional do Futebol Clube de Felgueiras.

Por seu lado, o advogado da autarca, Artur Marques, defendeu a «a absolvição completa» alegando a inconstitucionalidade da lei em que se baseia parte da acusação do Ministério Público.

Falta de exigência e rigor»

O tribunal justificou o acórdão alegando que ficou «com sérias dúvidas» sobre a abrangência de um dos contratos celebrados com o clube, mas concluiu que as verbas atribuídas pela autarquia foram usadas para pagar obras no estádio Dr. Machado de Matos.

O Colectivo frisou ainda que em audiência não ficou provado que o custo das obras tenha sido empolado. «Também não se conseguiu provar que o subsídio visou satisfazer obrigações do clube para com o futebol profissional», acrescentou ainda o Colectivo.

PUB

Relativamente a outros contratos atribuídos para as camadas jovens do clube, o tribunal admitiu terem ficado algumas dúvidas sobre o fim de algumas verbas, mas concluiu também não ter ficado provado que o dinheiro se destinava a pagar outras despesas do FCF.

O colectivo deixou, porém, observações críticas a Fátima Felgueiras pela «falta de rigor e exigência» na forma como foram atribuídas as verbas ao clube.

Os demais oito arguidos do processo, incluindo o antigo presidente da Câmara, Júlio Faria, foram absolvidos.

PUB

Relacionados

Últimas