Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo espera encerrar mais de 900 escolas

Relacionados

Acompanhamento do aluno desde o pré-escolar até ao 12º é uma medida para combater abandono escolar

A ministra da Educação afirmou esta terça-feira que, no final do processo de reorganização da rede escolar, mais de 900 escolas básicas com menos de 21 alunos poderão encerrar, abrangendo um universo máximo de 15 mil crianças, escreve a Lusa.

«No final do processo (de reorganização) da rede escolar, deverão estar cerca de 900 escolas encerradas, mas este universo só corresponde a 3,5 por cento das crianças que frequentam o primeiro ciclo», declarou Isabel Alçada, em conferência de imprensa.

PUB

Isabel Alçada defendeu que estão em situação de iminente transferência de estabelecimento de ensino «muito poucas crianças».

«Ao falar-se em 900 escolas, o número parece elevado. Mas estamos a falar de 3,5 por cento do universo do primeiro ciclo, que rondará as 400 mil crianças (cerca de cem mil por ano de escolaridade)», observou a titular da pasta da Educação.

Na conferência de imprensa, a ministra da Educação referiu já ter acordo com as autarquias para o encerramento imediato de cerca de 400 escolas. «Mas há mais escolas em que é provável também esse mesmo acordo, o que poderá elevar o número a mais de 500 escolas este ano», acrescentou.

Agrupamento de escolas

Acompanhar o aluno desde o pré-escolar até ao 12.º ano e prevenir situações de abandono escolar são algumas das «vantagens» da resolução tomada em Conselho de Ministros de reordenar a rede escolar, sublinhou o secretário de Estado da Educação.

João Mata explicou que a «ideia» é estabelecer um conjunto de princípios e orientações para o reordenamento da rede escolar que «permitam adequar o projecto educativo à escolaridade (obrigatória) de 12 anos».

PUB

De acordo com a decisão tomada em Conselho de Ministros, o projecto educativo passa a albergar todos os níveis de escolaridade. Uma medida que João Mata considera «muito importante», já que vai permitir «ao aluno ou à criança entrar na educação pré-escolar e fazer todo o seu percurso educativo no mesmo agrupamento de escolas».

Desta forma, o agrupamento de escolas pode «fazer um melhor acompanhamento do aluno».

Lembrando que existe uma taxa muito elevada de abandono escolar precoce no 10º de escolaridade, o secretário de Estado sublinhou que esta proximidade é «fundamental para prevenir situações de abandono escolar» e garantir «melhores resultados escolares».

De acordo com a resolução, a sede do agrupamento deverá passar a ministrar o ensino secundário. Mas este é um trabalho que será feito de «forma muito gradual» e em articulação com os municípios e agrupamentos de escola, garantiu.

«Não vamos constituir mega agrupamentos», considerou João Mata, avançando que «não irão existir agrupamentos maiores dos que já existem», ou seja, «até três mil alunos».

PUB

Relacionados

Últimas