Já fez LIKE no TVI Notícias?

Guantánamo: advogados de ex-detidos vêm a Portugal

Relacionados

Ex-prisioneiros a ser acolhidos são de nacionalidade síria e líbia

Os advogados dos detidos de Guantánamo que têm interesse em vir para Portugal vão estar a partir desta quarta-feira em Lisboa para tratar dos processos de acolhimento, de acordo com o que revelou a secção portuguesa da Amnistia Internacional (AI), citada pela Agência Lusa.

Segundo Pedro Krupenski, director-executivo da secção portuguesa da AI, os oito detidos são de nacionalidade síria e líbia. Contudo, desconhece se neste grupo fazem parte os «dois ou três» ex-detidos no detenção norte-americano que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, referiu que Portugal poderá receber.

PUB

De acordo com a organização, foram solicitadas reuniões aos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna, aos grupos parlamentares, ao embaixador dos Estados Unidos, ao Conselho Português dos Refugiados e ao xeque David Munir.

Da parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do xeque Munir ainda não houve qualquer resposta. O Ministério da Administração Interna recusou o pedido de reunião e as restantes entidades aceitaram, segundo a AI.

Vão participar nas reuniões previstas para os próximos três dias, os advogados Alexandros Papanikolaou, Ahmed Ghappour, Ranjana Natarajan e Pardiss Kabriaei.

Pedro Krupenski afirmou ainda que os advogados «não vão formalizar já o pedido de asilo político» devido ao facto de as autoridades portuguesas ainda não terem definido o estatuto a atribuir aos ex-detidos que vierem para Portugal.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português referiu que a questão está a ser estudada e que haverá uma decisão durante a próxima semana. Já a Amnistia Internacional refere que o estatuto mais adequado é o de asilados políticos, visto conceder mais direitos e não ser facilmente revogável.

PUB

Relacionados

Últimas