Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mau tempo coloca 14 distritos sob aviso amarelo

Relacionados

Instituto de Meteorologia prevê que a situação se mantenha nos próximos dois dias ainda que com «uma melhoria gradual»

«À semelhança do que aconteceu nos últimos dois dias, verifica-se hoje a existência de condições de instabilidade, com previsões de aguaceiros fortes e possibilidade de trovoadas», disse à agência Lusa ngela Lourenço, do Instituto de Meteorologia (IM), prevendo que as condições meteorológicas se mantenham nos próximos dias, ainda que com «uma melhoria gradual».

O arquipélago da Madeira e 14 distritos de Portugal continental encontram-se esta sexta-feira sob aviso amarelo, devido a uma depressão que está a originar a queda de chuva e ocorrência de trovoadas, situação que irá manter-se ainda que com melhorias.

O arquipélago dos Açores e os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro são os únicos pontos do território nacional que escapam a estas previsões e que não estão a ser afectados pela depressão, «que se aproxima do território continental», segundo a meteorologista, que acrescentou que «as condições de instabilidade se possam manter nos próximos dois dias», acrescentou.

PUB

Chuva mantém-se nos próximos dias

Assim, segundo as previsões do IM, o céu continuará a apresentar-se geralmente muito nublado, com previsões de queda de aguaceiros, por vezes fortes, e existindo condições favoráveis para a ocorrência de trovoadas.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 quilómetros por hora), predominando de sueste, com a intensidade a aumentar (35 a 50 quilómetros por hora) e com rajadas que poderão atingir os 70 quilómetros por hora no litoral a sul do Cabo Mondego e nas terras altas.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental a norte do Cabo Carvoeiro as ondas serão de sudoeste com dois a três metros e com a temperatura a chegar aos 15 graus, já para sul desse ponto as ondas de sudoeste poderão atingir uma altura de três a 4,5 metros, diminuindo depois para os dois ou três metros.

Na costa sul, as ondas de sudoeste terão quatro a cinco metros, altura que diminuirá para os três ou quatro metros.

Madeira debaixo de chuva

PUB

Na Madeira o céu apresentar-se-á igualmente muito nublado, com aguaceiros que irão diminuir de frequência durante a tarde, ainda que se mantenha a possibilidade de ocorrência de trovoadas.

O vento será moderado a forte (30 a 40 quilómetros por hora) de oeste, soprando forte (40 a 55 quilómetros por hora), com rajadas na ordem dos 80 quilómetros por hora, nas zonas montanhosas.

No que respeita às temperaturas máximas previstas, Ponta Delgada chegará aos 15º, Lisboa 18º, Faro 19º, Funchal 20º e Porto 22º.

PUB

Relacionados

Últimas