Já fez LIKE no TVI Notícias?

Medicamentos postos em causa podem ser utilizados

Relacionados

Um estudo indica que antidiabético Nateglinida e hipertensor arterial Valsartan não têm efeitos na prevenção das doenças

O Infarmed assegurou esta segunda-feira que o antidiabético Nateglinida e o hipertensor arterial Valsartan, que foram alvo de um ensaio clínico nos Estados Unidos, «podem continuar a ser utilizados», mas nas «indicações aprovadas».

Um ensaio clínico divulgado nos Estados Unidos revela que os dois medicamentos contra a diabetes e a hipertensão arterial não evitam que as pessoas em risco destas doenças venham a sofrer das mesmas, adianta a Lusa.

PUB

O estudo «Navigator» concluiu que o antidiabético Nateglinida não permite evitar a progressão da diabetes em pessoas em risco e o hipertensor arterial Valsartan não consegue uma redução significativa do risco de acidente cárdio e cérebrovascular na população estudada.

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) sustentou que o referido ensaio clínico diz respeito à «utilização dos medicamentos em condições fora das aprovadas em sede de Autorização de Introdução no Mercado (AIM)».

Nesse sentido, «os medicamentos contendo Nateglinida e Valsartan podem continuar a ser utilizados nas indicações aprovadas e nas condições que constam dos respectivos Resumos das Características do Medicamento».

O estudo «pretendia provar que estes medicamentos, em comparação com placebo, diminuíam o risco da pessoa avançar para a diabetes ou de sofrer acidentes cárdio e cérebrovasculares», explicou o director da Associação Protectora dos Diabéticos, João Gardete Correia, acrescentando que o mesmo não detectou «eficácia em termos de prevenção».

PUB

Relacionados

Últimas