Já fez LIKE no TVI Notícias?

Metade dos que recorrem a instituições têm menos de 250 euros para viver

Relacionados

Rede do Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) dá apoio alimentar a mais de 66 mil famílias

Cerca de metade daqueles que recorrem a instituições de solidariedade social têm menos de 250 euros por mês para viver, segundo um inquérito realizado pela Universidade Católica que abrangeu quase 4700 pessoas, de acordo com a Lusa.

Mais de um quinto das pessoas sente falta de alimentos pelo menos uma vez por semana. A rede do Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) dá apoio alimentar a mais de 66 mil famílias, o que corresponde a mais de 200 mil pessoas, segundo uma análise da Universidade Católica divulgada este domingo.

PUB

Numa parceria com o Banco Alimentar e a Associação Entreajuda, o Centro de Estudos e Sondagens da Católica realizou entre Junho e Outubro deste ano uma análise à realidade dos utilizadores do apoio das instituições de solidariedade, que abrangeu mais de 550 organizações.

Relativamente à situação económica, os dados mostram que metade dos inquiridos ficam com menos de 250 euros por mês para viver e cerca de 90 por cento têm rendimentos líquidos abaixo ou a rondar o ordenado mínimo.

Metade das pessoas diz que o seu rendimento mensal provém também de subsídios sociais e em menos de um quinto o rendimento auferido é resultado do trabalho.

Na amostra recolhida para o estudo divulgado há 75 por cento de mulheres, o que «pode dever-se ao facto de serem elas que, dentro do agregado familiar, mais se dirigirem às instituições a pedir ajuda».

Dos inquiridos, 27 por cento mencionaram estar um dia inteiro sem comer algumas vezes por semana ou pelo menos uma vez.

«Vinte por cento diz não ter comida até ao final do mês, 32 por cento diz que tal acontece às vezes e 49 por cento diz ter sempre comida até ao fim do mês», refere ainda o estudo.

PUB

Relacionados

Últimas