Já fez LIKE no TVI Notícias?

Missa de Bento XVI em Lisboa com «custo zero»

Relacionados

Eucaristia tem um custo estimado de 200 mil, mas donativos devem cobrir despesa

A eucaristia celebrada pelo Papa Bento XVI no Terreiro do Paço, em Lisboa, com custos estimados em 200 mil euros, deverá ter um «custo zero», graças aos donativos de particulares e empresas, anunciou esta sexta-feira a comissão organizadora.

«Houve um conjunto significativo de donativos de pessoas individuais e de empresas», afirmou, em conferência de imprensa, o padre Mário Rui Pedras, da comissão organizadora da missa papal em Lisboa.

PUB

Com a verba reunida no peditório que ocorrerá na própria missa do Terreiro do Paço, a organização pensa «chegar a um custo zero» de «toda a operação».

Fora as bandeiras negras

A comissão organizadora do evento fez também saber que bandeiras negras, de protesto por crimes de pedofilia praticados por membros da Igreja, «não entram» no recinto da missa presidida pelo Papa Bento XVI no Terreiro do Paço.

«As pessoas [que levem as bandeiras] podem [entrar], as bandeiras, não», afirmou Mário Rui Pedras, depois de ser confrontado com a eventual tentativa de entrada no recinto da missa papal de pessoas com bandeiras negras, depois de ter sido criado no Facebook um grupo apelando à colocação dessas bandeiras nas janelas e carros durante a visita de Bento XVI a Portugal.

Designado «contra os crimes da Igreja: panos e bandeiras negras para receber o Papa», o grupo reúne já 2115 apoiantes no Facebook.

PUB

Mário Rui Pedras explicou, aliás, que mesmo «grupos católicos» foram aconselhados a «não levar bandeiras e estandartes para o sítio» da missa, para não prejudicar a visibilidade para a celebração.

O Papa visível

A organização divulgou ainda os percursos em que o Papa estará visível à população na cidade de Lisboa.

À chegada, no dia 11 de Maio, Bento XVI parte do aeroporto da Portela em «papamóvel» rumo à Nunciatura Apostólica, onde pernoitará, passando pela alameda das Comunidades Portuguesas, rotunda do Relógio, avenida Gago Coutinho, avenida dos Estados Unidos da América, Entrecampos, avenida da República, Saldanha, avenida Fontes Pereira de Mello, rua Latino Coelho e avenida Luís Bívar.

O percurso seguinte até Belém será realizado em viatura fechada.

No dia seguinte, antes da missa no Terreiro do Paço, Bento XVI voltará a viajar de «papamóvel» entre a nunciatura apostólica, na avenida Luís Bívar, e a praça do Comércio, estando visível em todo o percurso de meia hora.

Após a missa, regressa igualmente de «papamóvel» à avenida Luís Bívar, passando pela rua da Prata, praça da Figueira, Rossio, Restauradores, avenida da Liberdade, Marquês de Pombal, avenida Fontes Pereira de Melo e rua Latino Coelho.

PUB

Relacionados

Últimas