Já fez LIKE no TVI Notícias?

Papa: metro do Porto vai transportar «40 mil pessoas por hora»

Relacionados

Empresa promete «maior oferta de sempre», com «cerca de cem veículos em circulação simultânea»

A Metro do Porto anunciou esta quarta-feira o reforço do serviço no dia da visita do Papa, prometendo uma capacidade de transporte de «mais de 40 mil pessoas por hora», durante a hora de ponta, nas estações mais centrais, noticia a Lusa.

Em causa estão as estações da Trindade, Bolhão e S. Bento, esperando-se que, no resto da rede, haja capacidade de transportar «cerca de 20 mil pessoas» por hora, a partir das 06:00 de dia 14, e até que a procura atinja «os níveis normais», o que se espera que aconteça «ao fim da tarde», disse à Lusa fonte da Metro do Porto.

PUB

Neste período de maior procura, a Metro do Porto promete «a maior oferta de sempre», com «cerca de cem veículos em circulação simultânea, na sua maioria com composições duplas», sendo que a frequência de veículos também vai aumentar.

Nenhuma das linhas vai encerrar, com excepção da linha Violeta, na noite de 13 para 14. Entre a 01:00 e as 05:00, haverá frequências de passagem do metro de 30 minutos na linha Azul, de uma hora nas linhas Vermelha e Verde, de 20 minutos na linha Amarela e de 15 minutos entre a Senhora da Hora e o Estádio do Dragão.

Entre as 05:00 e as 06:00, altura em que começará a hora de ponta, as frequências aumentam para metade, atingindo os seis minutos no tronco comum das várias linhas.

A operação de segurança que envolve a visita do Papa Bento XVI implica, no entanto, alguns condicionamentos à circulação do metro. A estação dos Aliados, por exemplo, vai estar encerrada durante todo o dia 14, reabrindo apenas ao final da tarde.

«Todos os veículos que passarem nessa estação circularão sem passageiros, a partir das 06:00, por razões de segurança», referiu fonte da Metro do Porto.

PUB

Como alternativa, a empresa recomenda a utilização das estações da Trindade (para quem venha de Norte), de S. Bento (para quem venha de Sul) e do Bolhão (Nascente).

Também por motivos de segurança, a estação de S. Bento e o Funicular dos Guindais estão encerrados entre as 09:00 e as 10:00, período em que não será possível circular na linha Amarela, entre General Torres e o Porto.

A rede de vendas Andante vai disponibilizar um título especial válido para todo o dia 14, sem limite de viagens em toda a rede intermodal Andante, por 2,50 euros.

PUB

Relacionados

Últimas