Já fez LIKE no TVI Notícias?

Português detido na Venezuela por açambarcamento de carne

Produtos em causa «são importados para abastecer setores sociais mais vulneráveis», dizem autoridades

As autoridades venezuelanas encerraram temporariamente um restaurante de portugueses e detiveram duas pessoas, entre elas um dos seus proprietários, a quem acusam de alegado açambarcamento de carne de vaca e de frango, segundo as autoridades.

De acordo com a mesma fonte, os produtos em questão foram conseguidos num restaurante de portugueses no estado venezuelano de Vargas, a norte de Caracas, e a detenção foi efetuada durante uma operação conjunta entre o Instituto para a Defesa das Pessoas no Acesso a Bens e Serviços (Indepabis), a Polícia Municipal de Vargas e a Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar), que detetou 1.380 quilos de frango e 146 de carne de vaca.

PUB

«Estes produtos são importados para abastecer os setores sociais mais vulneráveis da população, pelo que estas pessoas foram colocadas à ordem do Ministério Público e lhes impôs uma multa por 700 unidades tributárias (aproximadamente 9.200 euros) e o encerramento do estabelecimento por 48 horas», disse Manuel Grillo, coordenador regional do Indepabis.

A inspeção ocorreu no momento em que o restaurante recebia um carregamento de carne e de frango, que, segundo as autoridades, pertenciam à estatal Corporação de Abastecimento e Serviços Agrícolas, que os deveria distribuir através das redes de supermercados estatais.

«Isto é parte da batalha contra a corrupção, que neste caso afeta muito especialmente a população, porque há gente que faz filas para obter estes produtos e não os compram porque terminam, sendo que na realidade não acabam, mas que são direcionados para o setor privado, o que é um delito humano», disse o alcaide de Vargas, Alexis Toledo, aos jornalistas.

Nos últimos tempos, os venezuelanos têm-se queixado de dificuldades para conseguir no mercado alguns produtos do cabaz básico alimentar, como a carne, frango, açúcar, margarina, farinha de trigo e farinha de milho, entre outros.

PUB

Últimas