Já fez LIKE no TVI Notícias?

Transplantes: Espanha pode ser ultrapassada por Portugal

Relacionados

Rede portuguesa de colheita de órgãos «funciona muito bem», estando a trabalhar para «aumentar a sua capacidade»

Espanha, líder mundial nas doações de órgãos de cadáveres, arrisca-se a ser ultrapassada por Portugal, na segunda posição, devido à falta de dadores jovens, noticiou esta segunda-feira o jornal «El País».

Com 34,4 dadores por milhão de habitantes, Espanha tem a taxa de dadores de cadáveres mais alta do mundo, de acordo com a agência Lusa.

PUB

Contudo, a falta de dadores jovens, que chegavam ao sistema nacional de transplantação após acidentes de viação, está a dificultar o processo.

Segundo o El País, Espanha tem de ir à procura de órgãos em pessoas mais velhas, com idade média acima dos 50 anos.

O director da Organização Nacional de Transplantes espanhola, Rafael Matesanz, adverte, por isso, que Portugal vai a caminho de ultrapassar a Espanha.

Esse caminho, no entanto, já poderia ter sido alcançado se Portugal pudesse, como em Espanha, fazer transplantes de órgãos de dadores de coração parado, além dos de dadores em morte cerebral, já previstos na lei, sublinhou a coordenadora nacional das unidades de colheita de órgãos da Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação, Maria João Aguiar, que, já em Agosto, lamentara essa lacuna.

Para a responsável, a execução do programa de colheita em coração parado seria um passo importante para reduzir as listas de espera para transplante.

Ainda assim, a responsável realçou que a rede portuguesa de colheita de órgãos «funciona muito bem», estando a trabalhar para «aumentar a sua capacidade».

PUB

Relacionados

Últimas