Já fez LIKE no TVI Notícias?

Condutores: estudo avalia consumo de álcool e droga

Relacionados

Projecto europeu analisa quatro mil portugueses até Junho de 2009

O Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) está a desenvolver um estudo, no âmbito de um projecto europeu, que avaliará o álcool, droga e substâncias psicotrópicas em 4.000 condutores portugueses, até Junho de 2009, refere a Lusa.

A recolha das amostras para estudo científico teve início no passado mês de Janeiro e realiza-se no âmbito do Projecto DRUID, da Comissão Europeia, sob coordenação do professor Horst Schulze, do Federal Highway Research Institute, da Alemanha.

PUB

O objectivo é obter uma avaliação estatística fundamentada na prevalência do consumo destas substâncias em condutores da União Europeia, considerado um elemento fundamental para o delinear de estratégias posteriores de intervenção.

Embora abarcando sete áreas, a participação portuguesa, através dos três serviços de Toxicologia Forense (das delegações do Sul-Lisboa, Norte-Porto e Centro-Coimbra) do INML, insere-se na denominada «Work Package 2 (WP2)», consistindo num estudo com uma componente prática na estrada (recolha de amostras em colaboração com as forças policiais competentes) e uma componente laboratorial (análise químico-toxicológica das amostras biológicas recolhidas, com detecção, confirmação e quantificação do álcool, droga e psicotrópicos).

Até Junho de 2009 cada uma das três delegações do INML realizará de forma aleatória 24 controlos na estrada, em conjunto com a PSP e a GNR. Cada controlo terá a duração de 6 horas, abarcando todas as horas e todos os dias da semana, e todos os meses do ano, explicou Helena Teixeira, responsável na delegação de Coimbra pela equipa que participa no estudo europeu.

Neste estudo, coordenado pelo professor alemão Horst Schulze, participam 18 países: Portugal, Alemanha, Dinamarca, Grécia, França, Polónia, Bélgica, Holanda, Espanha, Suécia, República Checa, Áustria, Itália, Noruega, Finlândia, Eslovénia, Hungria e Lituânia.

PUB

Relacionados

Últimas