Já fez LIKE no TVI Notícias?

Penedos quer investigaçäo a escutas pela nova PGR

Relacionados

Em causa, as declarações de Pinto Monteiro

O arguido no processo Face Oculta Paulo Penedos apelou hoje à nova Procuradora-Geral da República (PGR), Joana Marques Vidal, que abra um inquérito-crime para averiguar a alegada existência de cópias

das escutas a Sócrates, que «circulam de forma descontrolada».

PUB

Paulo Penedos falava aos jornalistas à margem da 102.ª sessäo do julgamento do caso Face Oculta, que está a decorrer no tribunal de Aveiro, e em que foram inquiridas as últimas testemunhas de acusaçäo relacionadas com o capítulo REN - Redes Energéticas Nacionais.

Em causa estäo as escutas telefónicas feitas no âmbito deste processo, em que intervêm o ex-primeiro ministro José Sócrates e Armando Vara, coarguido no processo, e que escaparam à ordem de destruiçäo do presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Numa entrevista recente à RTP, Pinto Monteiro, que terminou na terça-feira o seu mandato como PGR, foi questionado sobre a destruiçäo destas escutas, afirmando que «andam para aí cópias de escutas por todo o lado».

«Näo é um boato, näo é um rumor de café», frisou Paulo Penedos, adiantando que se tratam de declaraçöes do «mais alto responsável pelo Ministério Público ainda em funçöes».

O arguido entende, por isso, que a nova PGR, que toma posse na sexta-feira, tem o dever de promover a abertura de um inquérito-crime para averiguar «quem, como e em que circunstâncias detém e faz circular» cópias destes produtos.

PUB

Relacionados

Últimas