Já fez LIKE no TVI Notícias?

Madeira: mesmo com radar tragédia era «idêntica»

Relacionados

Considerou o ministro da Ciência, Mariano Gago

O ministro da Ciência afirmou esta terça-feira que «infelizmente» as «consequências práticas» do temporal que atingiu a Madeira em Fevereiro «seriam idênticas» se existissem outros meios de previsão meteorológica na Região, considerando que esta é porém «uma oportunidade de melhoria», informa a Lusa.

Questionado pelo deputado José Rodrigues, do CDS-PP, na Comissão Parlamentar de Ciência e Educação, sobre a fase em que se encontra o prometido radar meteorológico para a Madeira, Mariano Gago informou que o Instituto de Meteorologia (IM) recebeu autorização de instalação, estando a decorrer estudos sobre a sua localização.

PUB

Para Mariano Gago, o temporal que atingiu a Madeira em Fevereiro e matou mais de 40 pessoas, tornou-se porém uma «oportunidade de melhoria», com a tutela a exigir ao IM e instituições do sector a realização de um encontro técnico, a realizar até Julho, sob a «égide» da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

No encontro também são esperados especialistas internacionais, que com os nacionais deverão «avaliar e validar, ou não, as práticas seguidas pelo IM e outras instituições», bem como os modelos utilizados, que podem ser provenientes da Europa ou dos Estados Unidos.

A comunidade científica e académica deverá decidir sobre a necessidade de formação adicional, assim como se deverão existir colaborações obrigatórias entre académicos da área e o IM.

PUB

Relacionados

Últimas