Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vila Viçosa reforça candidatura a Património Mundial

Localidade entregou documento reformulado de inclusão

A localidade alentejana de Vila Viçosa reforçou o processo de candidatura a Património Mundial, pela UNESCO, com um documento reformulado de inclusão na Lista Indicativa dos Bens Portugueses a candidatar, disse esta segunda-feira fonte do município.

Licínio Lampreia, historiador e responsável dos serviços culturais do município, adiantou que o «Documento de Inclusão de Vila Viçosa na Lista Indicativa dos Bens Portugueses Candidatos a Património Mundial» foi já entregue, reformulado, na Comissão Nacional da UNESCO.

PUB

O responsável, que integra a Comissão de Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial, foi o coordenador do documento que o município local já editou em livro.

Vila Viçosa pretende candidatar o conjunto urbano da localidade, englobando o património arquitectónico e artístico e a sua envolvente ambiental e paisagística, ao estatuto de Património Mundial, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A candidatura, cujo processo arrancou em Fevereiro de 2002, integra-se na categoria de património cultural com base no importante património histórico, monumental e cultural da localidade, conhecida por «vila museu».

De acordo com o mesmo historiador, o novo documento constitui «um requisito importante e indispensável para o desenvolvimento da candidatura».

Segundo Licínio Lampreia, a primeira versão do documento de inclusão na lista de bens a candidatar tinha sido entregue há mais de três anos.

«A reformulação deste documento foi baseada nos estudos e na investigação, entretanto realizados, tendo sido possível fundamentar melhor os critérios de valor universal e excepcional de Vila Viçosa», explicou.

O responsável adiantou que o município está a aguardar a apreciação do documento pela Comissão Nacional da UNESCO.

O presidente do município de Vila Viçosa, Manuel Condenado, considerou que a apresentação do documento permite «caminhar para uma fase de maior definição e objectividade do processo de candidatura, sobretudo no que concerne aos estudos e trabalhos orientados para a demonstração do valor universal e excepcional do património calipolense».

PUB

Últimas