Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ensino Superior: 325 novos ciclos em espera

Relacionados

Quase 70 por cento dos pedidos corresponde ao grau de mestre

As instituições de ensino superior públicas e privadas pediram a acreditação de 325 novos ciclos de estudos para entrarem em funcionamento no próximo ano lectivo, dos quais quase 70 por cento correspondentes ao grau de mestre, escreve a Lusa.

As instituições tinham de apresentar entre 2 de Novembro e 30 de Dezembro de 2009 os pedidos de acreditação prévia de ciclos de estudos que querem iniciar no ano lectivo de 2010/2011.

PUB

De acordo com dados da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), a que a Lusa teve acesso, dos 325 pedidos de acreditação prévia, 224 (68,9 por cento) correspondem ao grau de mestre, 57 (17,5 por cento) ao de doutor e 44 (13,5 por cento) conduzem a uma licenciatura.

Menos pedidos

Segundo o presidente da A3ES, Alberto Amaral, desceu o número de pedidos em comparação com os últimos anos (cerca de mil/ano), uma tendência «compreensível» tendo em conta a fase final de adaptação a Bolonha.

«Estamos a apanhar o fim do processo com o primeiro ciclo [licenciaturas] já estabilizado. O que aconteceu é que a adequação dos mestrados começou mais tarde», afirmou, estimando que durante o mês de Abril a Agência já tenha dado resposta a todos os pedidos.

Em relação aos mestrados, as instituições públicas fizeram 142 pedidos e as privadas 79. Relativamente aos 57 pedidos de acreditação prévia de doutoramentos, 80 por cento são provenientes do ensino universitário público.

PUB

Por instituições, 202 pedidos (62 por cento) são provenientes do ensino universitário e os restantes 123 (38 por cento) do ensino politécnico.

Relativamente às universidades, 121 pedidos são de instituições públicas e 80 de privadas, dos quais 14 resultam de associações entre as instituições. Já os institutos politécnicos públicos fizeram 86 pedidos, os privados 34 e três resultam de parcerias.

Os pedidos de acreditação prévia de novos ciclos de estudos têm três prossibilidades de resposta: acreditado, não acreditado ou acreditado com condições. Neste último caso, podem começar a funcionar mas têm um prazo para procederem a algumas alterações.

PUB

Relacionados

Últimas