Já fez LIKE no TVI Notícias?

Três concelhos de Faro em risco máximo de incêndio. Vem aí mais calor

Probabilidades de vagas de calor na Europa do Norte duplicaram

Castro Martim, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, estão hoje em risco máximo de incêndio e 23 concelhos do país estão em risco muito elevado, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os 23 concelhos em risco muito elevado de incêndio são dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança, adianta o IPMA.

PUB

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao início da tarde. O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, sendo temporariamente moderado (20 a 30 km/h) de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e sendo moderado a forte (20 a 40 km/h) nas terras altas.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 27 graus celsius em Lisboa, 23 no Porto e 30 em Faro.

Devido a uma massa de ar quente, IPMA prevê valores acima dos 30 graus a partir de quarta-feira e de mais de 40 na região do Alentejo

PUB

Todas as regiões do continente em risco muito elevado de exposição à radiação UV

Todas as regiões do continente e o arquipélago da Madeira apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estão também com um risco muito elevado de exposição à radiação UV as ilhas de São Miguel e das Flores, nos Açores.

Para as regiões com risco 'muito elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao início da tarde.

PUB

O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, sendo temporariamente moderado (20 a 30 km/h) de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e sendo moderado a forte (20 a 40 km/h) nas terras altas.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 27 graus celsius em Lisboa, 23 no Porto e 30 em Faro.

Probabilidades de vagas de calor na Europa do Norte duplicaram

As alterações climáticas fazem com que as vagas de calor que têm assolado a Europa do Norte tenham o dobro da probabilidade de ocorrerem, segundo um estudo, cujas conclusões foram divulgadas na sexta-feira.

Cientistas do grupo que se designa por World Weather Attribution informaram hoje que compararam observações e previsões dos Países Baixos, Dinamarca e Irlanda com registos históricos que recuam ao início do século passado.

PUB

O estudo permitiu-lhes concluir que a probabilidade de calor extremo durante um período de três dias nestas áreas aumentou pelo menos para o dobro.

Os cientistas daquele grupo, que trabalham na determinação da existência de ligações entre os fenómenos meteorológicos e as alterações climáticas, adiantaram que as situações atuais mais a norte da Europa são tão raras que não há informação suficiente para prever a sua futura ocorrência.

Erich Fischer, um perito em extremos climáticos na universidade suíça ETH Zurich, que não esteve envolvido no estudo, disse que os autores usaram uma metodologia bem estabelecida e que as suas estimativas “até podem ser conservadoras”.

PUB

Últimas