Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses libertados: cronologia do sequestro

Desde 12 de Agosto até esta sexta-feira. Adulto continua em cativeiro

Terminou o sequestro de três dos quarto portugueses na Venezuela. David Mariano Barreto, Alberto Luís e José David Parra Barreto foram libertados na tarde desta sexta-feira. O pai do primeiro menino e tio dos outros dois, David Alcedo, continua em cativeiro.

Confira a cronologia dos principais factos deste caso, que teve apenas a primeira boa notícia e tem ainda de continuar, pelo menos até que o quarto elemento seja recuperado:

PUB

Domingo, 12 de Agosto

Ocorre o sequestro dos quatro portugueses durante um passeio a uma barragem na zona fronteiriça com a Colômbia.

Segunda-feira, 13 de Agosto

É encontrado o jeep em que viajavam os quatro portugueses na estrada que liga as povoações de Pregonero e Troncal 5. O Bispo de San Cristóbal oferece-se para mediar as negociações com os sequestradores.

Terça-feira, 14 de Agosto

Após uma primeira confusão, que aponta para o rapto de três crianças espanholas, a Secretaria de Estado das Comuniades confirmam que são todos portugueses. As autoridades espanholas recomendam aos cidadãos que tenham cuidado quando viajarem para a Venezuela. A mãe de dois dos meninos, os Parra Barreto, chega a San Cristobal desde Orlando, onde passava férias. A Polícia diz que tem «pistas».

Quarta-feira, 15 de Agosto

Elementos do Grupo Anti-extorsão e Sequestro do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas, assim como da Guarda Nacional actuam nos municípios de Fernández Feo e Libertador, a sul do estado de Táchira. A família residente em Portugal (mais concretamente na Vila das Almas, em Ponte de Lima) demonstra preocupação. Bispo de San Cristóbal, Monsenhor Mário Moronta, faz novo apelo: «Devolvam os meninos com vida».

PUB

Quinta-feira, 16 de Agosto

O fiscal superior de Táchira, Einer Biel Morales, infica que todos os organismos de segurança do estado receberam oficialmente ordem para trabalhar em conjunto na investigação do sequestro. Nilda Gomes, irmã de David (o adulto), dá uma entrevista ao PortugalDiário em que manifesta o «desespero enorme» vivido pela família.

Sexta-feira, 17 de Agosto

Guerrilha colombiana nega estar ligada ao caso.

Sábado, 18 de Agosto

Surgem informações, não confirmadas, que elementos da Polícia Judiciária participam nas investigações, em ligação com as forças de autoridade venezuelanas. Enquanto isso, as contas bancárias de David Alcedo são investigadas pela polícia. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, assegura que «tudo está a ser feito» para libertar os portugueses

Domingo, 19 de Agosto

Realiza-se no Centro Marítimo da Venezuela, em Turumo, uma missa pelos quatro sequestrados, que junta mais de cem emigrantes portugueses. Pediram ajuda a Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora do Monte e Nossa Senhora de Coromoto.

PUB

Terça-feira, 21 de Agosto

O comissário-chefe da delegação de Táchira do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas, Gustavo Peña, assegurou que os sequestrados pertencem a grupos delito comum.

Quarta-feira, 22 de Agosto

A polícia aposta no silêncio e aconselha a família a fazer o mesmo. O certo aos sequestrados aperta.

Quinta-feira, 23 de Agosto

São presas cinco pessoas relacionadas com o rapto

Sexta-feira, 24 de Agosto

As três crianças são libertadas, mas o adulto continua em cativeiro

PUB

Últimas