Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mau tempo na Madeira: aviso aos turistas

É desaconselhada a circulação apeada e automóvel nas zonas montanhosas

A Protecção Civil da Madeira reiterou este domingo o aviso de mau tempo devido às previsões de ventos fortes para o arquipélago nas próximas horas, desaconselhando a circulação apeada e automóvel nas zonas montanhosas.

Em declarações à Lusa, o presidente da Protecção Civil e Bombeiros madeirense (SRPCB), Luís Neri, salientou que o serviço está particularmente atento a esta altura do ano, pedindo «prudência e bom senso» nos eventuais passeios que muitos dos turistas, que vão chegando à ilha para as tradicionais festas de fim-de-ano, queiram fazer.

PUB

As zonas altas da Madeira são um dos locais mais procurados nesta altura pelos turistas, mas o responsável avisa também que estes locais «são mais propícios aos ventos e a derrocadas e as pessoas deviam ter algum cuidado quando ali circularem e evitá-las a todo o custo».

Para Luís Néri, o balanço provisório feito pelo serviço regional dos últimos dias é «globalmente positivo, pois no cômputo geral não há danos pessoais, apenas materiais», mas considera que «ainda há muito trabalho a fazer, concelho a concelho, para poder fazer um balanço final».

Apesar das condições atmosféricas adversas, o Aeroporto Internacional da Madeira está a operar dentro da normalidade, disse fonte desta estrutura à Lusa, registando-se apenas o cancelamento de um voo Binter proveniente de Las Palmas, «por razões operacionais em Canárias».

De acordo com o Instituto de Meteorologia, a Madeira está sob aviso de alerta laranja devido às previsões de vento forte de sudoeste com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros.

Esta situação deverá manter-se nos próximos dias e a intensidade do vento poderá ser de 120 quilómetros nas zonas montanhosas.

PUB

Últimas