Já fez LIKE no TVI Notícias?

6600 condutores com excesso de álcool este ano

Operação em Portimão para alertar os jovens

A PSP fiscalizou, de Janeiro a Julho, mais de 534 mil condutores e autuou ou deteve 6.600 pessoas por excesso de álcool no sangue, revelou o comissário Paulo Flor, responsável das Relações Públicas.

Em declarações aos jornalistas ao início da madrugada em Portimão, durante uma operação «100% cool», que tem decorrido em todo o país no âmbito de um protocolo celebrado com a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), Flor explicou que o objectivo da acção é «a prevenção» e a sensibilização dos jovens dos 18 aos 30 anos para não consumirem álcool quando conduzirem.

PUB

«Claramente a nossa pretensão é a prevenção, certamente que encontraremos condutores infelizmente alcoolizados. A PSP, ao longo deste ano, já fiscalizou mais de 534 mil condutores, destes mais de 2.700 foram detidos por álcool e, destes, mais de 4 mil foram autuados por excesso de álcool no sangue», adiantou o comissário.

Paulo Flor frisou que estes «são números que fazem pensar», porque «são 6.600 pessoas que este ano em Portugal foram autuadas ou detidas pela PSP, em áreas urbanas, sensíveis, onde os despistes, as colisões e os atropelamentos têm de facto consequências mortais».

Paulo Flor disse ainda que «independentemente de haver 534 mil condutores identificados, continua a haver um número inferior de detenções e autuações relativamente ao ano passado».

«De facto estamos no bom caminho, ainda estamos longe daquilo que pretendemos, que é evitar de todo este tipo de conduções, mas dos 18 aos 30 anos é uma faixa etária que permite trabalhar e melhorar este efeito nas nossas estradas», acrescentou.

Na operação da PSP esteve presente o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda, que considerou que «a razão de ser desta campanha é alertar os condutores para aquilo que não devem fazer».

«Estamos numa época muito complicada, em que muitos concidadãos andam na estrada e aqui o apelo que faço é que conduzam com a maior cautela possível. Não é só álcool, há questões de velocidade, mas felizmente, de ano para ano, temos conseguido diminuir a sinistralidade, os últimos números também o confirmam, e isso depende do comportamento dos condutores», afirmou.

PUB

Últimas