Já fez LIKE no TVI Notícias?

Acidente de autocarro faz um morto e 12 feridos

Vítima mortal é uma rapariga com 18 anos de Carregal do Sal. Era mãe de uma criança

Última atualização às 22:23

Uma adolescente morreu e 12 pessoas ficaram feridas, entre elas várias crianças, num acidente de autocarro em Vila Nova da Rainha, Tondela, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

PUB

A GNR havia confirmado à TVI24 no último balanço a existência de uma vítima mortal e de oito feridos.

A vítima mortal é uma rapariga com 18 anos, de Carregal do Sal, que ainda foi sujeita a manobras de ressuscitação, mas sem sucesso.

Os ocupantes do autocarro era alunos da Escola Secundária de Tondela e da Escola Profissional desta localidade.

O presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova da Barquinha, Adílio dos Santos, que é também diretor da escola profissional, afirmou à Lusa que esta é «a maior tragédia a que a localidade já assistiu» e informou que a jovem que morreu tinha 18 anos, estudava no estabelecimento que dirige e tinha um filho.

Entre as 12 pessoas feridas está o motorista, que chegou a estar encarcerado, e outros 11 ocupantes - alguns deles crianças. O motorista e um adolescente estão em estado grave, com lesões nos membros inferiores.

Um dos jovens estudantes que seguiam no autocarro da empresa Transdev, licenciada para transporte público no concelho, incluindo escolar, contou à Lusa que se deu conta de que haveria algum problema quando a viatura, que descia uma rua com acentuado declive, falhou uma paragem habitual.

PUB

Uns metros à frente, acrescentou, os jovens deram-se conta de que «o motorista não tinha controlo do autocarro» e alguém gritou que «não havia travões». Ainda segundo o passageiro, no final da rua com grande declive, o veículo «guinou para a direita», para uma rua estreita, onde se encontrava o poste de eletricidade.

Adílio dos Santos adiantou que dois jovens de Vila Nova da Rainha estão a ter acompanhamento psicológico

Segundo disse a vereadora da Proteção Civil de Tondela, Fátima Pires, à agência Lusa, os feridos graves foram transportados para o Hospital de Viseu e os ligeiros para o de Tondela.

O autocarro, da empresa Transdev, presta serviço público de transporte no concelho, incluindo escolar. O veículo tinha trinta lugares e estava com metade da lotação.

O alerta nos Bombeiros de Tondela foi dado às 18:35. A GNR indicou à TVI que o despiste ocorreu devido a falha técnica. As imagens enviadas para euvi@tvi.pt mostram que o veículo embateu contra um poste. o autocarro descia uma rua com forte inclinação e, ao virar à direita, para uma rua estreita, embateu num poste de eletricidade a cerca de dez metros da curva, especifica fonte dos bombeiros à Lusa.

Acorreram a este acidente 22 veículos e 58 operacionais dos bombeiros e do INEM e um helicóptero.

PUB

Últimas