Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bebé português morre em Espanha à espera de fígado

Portugal deixou de fazer transplantes hepáticos em Julho deste ano

Artigo actualizado às 11:50

Um menino de dois anos que estava à espera de um transplante hepático morreu. Em Julho deste ano, Portugal deixou de fazer estes transplantes. O único médico que os realizava, em Coimbra, saiu, escreve o jornal «Diário de Notícias».

PUB

Após a saída do clínico foi feito um a cordo com Espanha, e o protocolo acabou por ser accionado, mas devido a uma infecção não foi possível salvar-lhe a vida.

Desde Julho que oito crianças portuguesas já foram encaminhadas para centro de La Paz, em Madrid, e duas já receberam mesmo um novo órgão.

Bloco de Esquerda já afirmou que vai questionar, esta terça-feira, o ministério da Saúde. Em declarações ao DN, João Semedo explicou que quer saber quando é que o país poderá voltar a ter um centro para tratar estas crianças.

Também a associação que apoia familiares com crianças transplantadas, a Hepaturix, vai enviar perguntas ao ministério.

Portugal terá de novo transplantes

Após a divulgação desta notícia, em declarações à «Rádio Renascença», o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Leal da Costa, garantiu que o hospital de Coimbra vai voltar a fazer transplantes «tão cedo quanto possível».

«É uma solução que depende neste momento exclusivamente de alguma reorganização hospitalar que vamos fazer e contamos com todos, até com a pessoa que, entretanto, por circunstâncias pessoais, não está agora a fazer os transplantes mas que voltará», afirmou.

PUB

Últimas