Já fez LIKE no TVI Notícias?

Face Oculta: Godinho descrito como benemérito

Começaram a ser ouvidas as testemunhas de defesa

O julgamento do caso «Face Oculta», que está a decorrer no tribunal de Aveiro há quase um ano, entrou hoje numa nova fase, com a audição das testemunhas de defesa, noticia a Lusa.

As primeiras a serem ouvidas foram as testemunhas arroladas pela defesa de Manuel Godinho, o principal arguido no caso, que optou por inquirir apenas duas testemunhas abonatórias, abdicando de ouvir as restantes.

PUB

Entre as testemunhas prescindidas estão o histórico dirigente do CDS Narana Coissoró e o líder parlamentar dos centristas, Nuno Magalhães, que deveria depor por escrito.

«Quem tem de fazer a prova é a acusação e, na minha avaliação, não se justificava estar a ouvir contra prova», disse, aos jornalistas, o advogado do sucateiro de Ovar, Artur Marques.

Manuel Godinho, que marcou presença nesta audiência, ouviu o ex-presidente da Junta de Esmoriz, Alcides Alves, e o presidente dos Bombeiros de Ovar, Dinocrato Formigal e Costa, tecerem elogios à sua qualidade de benemérito.

Alcides Alves realçou a disponibilidade do sucateiro para ajudar os outros, dando como exemplo o caso de uma cadeira de rodas que Manuel Godinho «deu a uma família que tinha um filho entravado».

O ex-presidente da junta de Esmoriz, onde o arguido reside, disse ainda ter conhecimento de várias pessoas que «foram operadas com a ajuda do senhor Godinho».

O presidente dos Bombeiros de Ovar referiu-se a Manuel Godinho como sendo uma pessoa «extremamente simples» e que apoiava os bombeiros, dando uma contribuição monetária no dia do aniversário da corporação.

PUB

Para o defensor de Manuel Godinho, o depoimento destas testemunhas foi «particularmente significativo», porque «relevaram que não se trata de um cidadão qualquer».

«É um cidadão muito empenhado socialmente em solidariedade, participativo», disse o causídico, que espera que estes depoimentos tenham peso na decisão final do tribunal.

Ainda na sessão de hoje, foram ouvidas mais quatro testemunhas arroladas pelas defesas de Maribel Rodrigues, Manuel Nogueira da Costa, Paulo Pereira da Costa e Hugo Godinho.

O processo «Face Oculta» está relacionado com uma alegada rede de corrupção, que teria como objetivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho, nos negócios com empresas do setor empresarial do Estado e com privadas.

Entre os arguidos estão personalidades como Armando Vara, ex-administrador do BCP, e José Penedos, ex-presidente da REN, e o seu filho Paulo Penedos.

PUB

Últimas