Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Há misericórdias que este mês não pagaram salários»

Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, deixa o alerta em entrevista a Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, denunciou, este domingo, em entrevista ao Jornal das 8, na TVI, que as Misericórdias vivem uma situação delicada. «Há misericórdias que este mês não pagaram salários», denunciou, questionado por Marcelo Rebelo de Sousa e Júlio Magalhães.

Em causa, a comparticipação do Estado no que respeita a doentes dos cuidados continuados, que não está a ser paga a tempo e horas. «O último mês que pagou no Norte foi em Maio. (¿) Estamos a viver como podemos. Por isso eu digo que estamos a viver no limite da nossa sustentabilidade», disse Manuel Lemos.

PUB

O responsável sublinha que têm havido um «diálogo frutuoso» com o Ministério da Solidariedade Social e «muito simpático» com o Ministério da Saúde, mas explica que cada ministério «tem o seu orçamento». Manuel Lemos ressalva que da parte do Ministério de Pedro Mota Soares, os pagamentos têm acontecido «a tempo e horas».

Apesar das dificuldades, o presdidente da União das Misericórdias promete que as instituições vão «lutar até ao fim» pelos cuidados continuados.

PUB

Últimas