Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Ninguém sai da política com as mãos limpas»

Cardeal patriarca de Lisboa completa 50 anos de ordenação sacerdotal

O cardeal patriarca de Lisboa defende que a missão da Igreja em tempo de crise é «inspirar as políticas concretas», através da proclamação da sua doutrina, e nunca de qualquer envolvimento político.

«O ministério dos bispos é de uma natureza e de uma ordem que pode ficar prejudicado se nos metermos na política directa como ela é feita hoje, em que ninguém sai de lá com as mãos limpas. Nós fugimos disso», afirmou, em entrevista ao «Jornal de Notícias».

PUB

D. José Policarpo acredita que os sacerdotes podem agir antes ao nível da «pré-política». «Se eu falar sobre os direitos dos trabalhadores, não estou a alinhar uma intersindical, estou a falar de uma verdade que é magistério da Igreja», explicou.

Esperando que a Igreja seja capaz de «mobilizar as pessoas para uma solidariedade e uma unidade na resolução» da crise, o cardeal patriarca avisa: «Não posso estar à espera que sejam os partidos a proclamar a doutrina da Igreja. Essa é a nossa missã».

Admitindo a «margem limitada» deste Governo, D. José Policarpo espera que sejam escolhidas as «medidas que vão mais ao encontro da pessoa humana». Mas alertou: «Se precisamos que nos emprestem biliões, temos de nos sujeitar às condições de quem nos empresta».

PUB

Últimas