Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal fora do top de restaurantes, mas nem tudo são más notícias

Relacionados

Vila Joya perdeu lugar entre os 50 melhores, mas há outros portugueses em destaque

A 14ª edição da lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, da qual se sabe ter sido excluído o único representante português, é anunciada na segunda-feira em Londres, esperando-se várias novas entradas para a elite da gastronomia.

Após três anos no top 50, o restaurante dirigido pelo chef austríaco Dieter Koschina, em Albufeira, foi despromovido do 22º para 98º lugar, mantendo-se mesmo assim na lista dos 100 melhores restaurantes do mundo, divulgada na semana passada.

PUB

O Vila Joya não foi o único restaurante a cair na classificação: o detentor de três estrelas Michelin The Fat Duck, de Heston Blumenthal, que em 2005 foi o primeiro da lista e conseguiu manter-se durante uma década entre os 50 melhores, tombou para a 73ª posição.

Outras regressões inesperadas foram as do nova-iorquino Daniel, de Daniel Mouloud, que desceu de 40º para 80º, o parisiense L'Atelier de Joël Rebuchon caiu de 35º para 63º e o basco Martin Berasategui, também detentor de três estrelas Michelin, abateu de 31º para 63º lugar.

No sentido inverso, o lisboeta Belcanto, do português José Avillez, foi uma das 11 estreias na lista dos 100 melhores restaurantes do mundo, onde passou a ocupar o 91º lugar.

As despromoções deverão abrir espaço à entrada de novos membros na elite do top 50, nomeadamente do popular Chiltern Firehouse, em Londres, cuja cozinha é comandada pelo português Nuno Mendes desde a abertura, no ano passado.

Parte da expetativa da noite será saber qual será coroado o melhor restaurante do mundo, prémio atribuído no ano passado ao dinamarquês Noma, vencedor quatro vezes nos últimos cinco anos.

PUB

A lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo foi criada em 2002 e é organizada pela revista especializada Restaurant.

O evento pretende celebrar a excelência gastronómica e as novas tendências culinárias internacionais.

A lista é criada a partir dos votos de um grupo de quase 1.000 líderes internacionais da indústria da restauração, como críticos, escritores, chefs, gastrónomos e proprietários de restaurantes, divididos por 27 regiões.

PUB

Relacionados

Últimas