Já fez LIKE no TVI Notícias?

Detidas sete pessoas em operação de fiscalização

Viseu: «Factura 1» mobilizou 90 agentes e realizou-se em todos os acessos da cidade. Apreendidas camisolas e calças

A GNR de Viseu apreendeu esta terça-feira mercadoria contrafeita avaliada em 1.300 euros que teria como destino a feira semanal e deteve sete pessoas, durante uma operação de fiscalização realizada em todos os acessos à cidade, noticia a Lusa. Foram ainda detidas sete pessoas.

A operação, que decorreu entre as 4h00 e as 9h00 em oito pontos da cidade, contou com 90 militares e privilegiou os veículos de mercadorias, uma vez que hoje foi dia de feira semanal e de feira de gado, explicou à Lusa o comandante do destacamento de Viseu da GNR, José Ferreira.

PUB

Denominada «Factura 1», a operação teve como objectivo principal «a detecção de material contrafeito e de armas» mas, quando «não havia veículos de mercadorias, eram mandados parar os de passageiros», acrescentou.

Segundo José Ferreira, foi apreendida mercadoria contrafeita, nomeadamente camisolas e calças, no valor de 1.300 euros, «que seria para vender na feira semanal».

«Foram também elaborados onze autos de contra-ordenação à legislação fiscal aduaneira, relacionados com o IVA e gado», nomeadamente por falta de facturas da mercadoria e de guias de transporte de animais, acrescentou.

Seis detenções

Durante a operação, foi detido um homem por posse de arma branca (uma navalha de ponta e mola), outro por posse de arma ilegal (shot gun e seis cartuchos de calibre 12) e três por condução ilegal.

Foram também detidas duas mulheres por permanência irregular em Portugal, tendo uma sido notificada para abandonar voluntariamente o país e outra presente hoje à tarde ao juiz do Tribunal Judicial de Viseu.

PUB

A GNR aprendeu ainda dez litros de gasóleo colorido e o tractor agrícola que circulava ilegalmente usando este combustível e três doses de heroína e 11,8 doses de haxixe.

José Ferreira referiu que, atendendo às baixas quantidades, os três indivíduos na posse da droga foram identificados e notificados para comparecerem na Comissão de Dissuasão da Toxicodependência de Viseu.

Foram também elaborados 37 autos de contra-ordenação ao Código das Estrada, sendo 35 leves, um grave e um muito grave.

«Para continuar»

A operação «Factura 1» envolveu militares dos Destacamentos Territoriais de Viseu e de Santa Comba Dão, da Investigação Criminal, da Brigada Fiscal, da Brigada de Trânsito, do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS) e Cinotecnia.

José Ferreira lembrou que a GNR de Viseu já desenvolveu outras grandes operações deste género, nomeadamente na A25, em S. Pedro do Sul e em Castro Daire, garantindo que «são para continuar».

«Além das infracções detectadas, fica a visibilidade das operações, para que as pessoas sintam a nossa presença, pela sensibilização e também pela repressão», afirmou.

PUB

Últimas