Já fez LIKE no TVI Notícias?

Centenas de passageiros (des)esperam nos aeroportos

Cinzas de um vulcão na Islândia estão a afectar voos por toda a Europa

O aeroporto da Portela, em Lisboa, registava ao final da manhã algumas filas com centenas de passageiros surpreendidos pelo cancelamento dos voos para Inglaterra na sequência da nuvem de cinza de um vulcão na Islândia.

Junto aos balcões da Easy Jet, TAP e British Airways, companhias com voos para aquele destino, aguardavam filas de pessoas, algumas com mais de um centena de passageiros, à espera de vez para tentar remarcar um voo e assegurar dormida e refeições, uma vez que os voos desta quinta-feira foram todos cancelados.

PUB

«Já não conseguimos voo para hoje, mas apenas para sábado e por outra companhia aérea. É um grande transtorno porque eu ia trabalhar hoje e as miúdas começam a escola segunda-feira», disse à Lusa António Sal, um português que vive com a mulher e duas filhas em Londres há cerca de seis anos.

António veio uma semana a Portugal de férias, mas o regresso hoje adiado causa-lhe também prejuízos que lamenta não serem suportados pela Easy Jet: «Eles pagam o hotel, mas eu tenho o meu carro no aeroporto de Londres e vou ter de pagar mais dois dias e ninguém se quer responsabilizar.»

Vulcão no meio do gelo acorda e obriga a fechar aeroportos

Nas filas junto aos balcões daquelas três companhias aéreas com voos para Inglaterra encontravam-se alguns funcionários da ANA - Aeroportos de Portugal a tentar orientar os passageiros que aguardavam a sua vez, distribuindo contactos telefónicos de linhas onde o dinheiro dos bilhetes podem ser devolvidos, caso os passageiros queiram fazer o regresso por outro meio de transporte.

PUB

Em Faro o cenário é semelhante

A zona das partidas e chegadas do aeroporto de Faro transformou-se numa imensa sala de espera onde centenas de passageiros, que viram os seus voos cancelados, dormem, jogam cartas, fazem palavras cruzadas ou dão comida aos filhos.

No jardim exterior do aeroporto há também centenas de passageiros a apanharem sol, enquanto aguardam por informações sobre os seus voos, cancelados devido a uma nuvem de cinza expelida por um vulcão islandês e que interrompeu o tráfego aéreo no espaço europeu.

«Check in fechado, sem previsão de abertura», ou simplesmente «voo cancelado», é o que se pode ler na maioria dos monitores do Aeroporto Internacional de Faro, sendo a maioria das viagens com destino ao Reino Unido e norte da Europa.

Em declarações à Lusa, o director do aeroporto de Faro, António Mendes, referiu que por norma, a uma quinta-feira de Abril, embarcam cerca de sete mil pessoas neste aeroporto do Algarve.

Os passageiros estão a ser aconselhados a contactarem as companhias aéreas para resolver o problema de cancelamento de voos.

PUB

Últimas