Já fez LIKE no TVI Notícias?

IRS: alterações vão beneficiar 1 milhão de portugueses

Relacionados

(Notícia actualizada)

Vão ser quase um milhão de portugueses a beneficiar com as alterações feitas ao cálculo da dedução à colecta dos encargos com juros de empréstimos à habitação, que serão aplicadas aos rendimentos de 2008.

A informação foi avançada esta quinta-feira pelo primeiro ministro José Sócrates no seu discurso de abertura do debate «Estado da Nação».

PUB

Se até aqui, o valor possível de deduzir era de 596 euros, agora para os contribuintes de 1º e 2º escalão haverá uma majoração de 50%, ou seja, 879 euros. Já no terceiro escalão a dedução poderá ir até 703 euros (majoração de 20%) e no quarto escalão (que vai até 40 mil euros de matéria colectável) a majoração será de 10%, ou seja, uma dedução de 644 euros.

«Neste campo faremos duas mudanças: a primeira é a introduzir o princípio da progressividade, ou seja, os titulares de menores rendimentos deduzirão mais do que os restantes. A segunda é aumentar substancialmente o montante que os contribuintes de menores rendimentos poderão deduzir», esclarece.

Esta é a resposta do Governo ao aumento das taxas de juro, que no entender do mesmo, «está a criar dificuldades nas muitas centenas de milhar de famílias que adquiriram habitação própria recorrendo ao crédito bancário».

Governo ajuda famílias mais pobres com quase 80 milhões

PUB

Combustíveis: CDS acusa Governo de arrecadar mais imposto

Governo vai arrecadar 100 milhões com taxa «Robin dos Bosques»

Sócrates: «Caso das facturas da Galp é «preocupante e escandaloso»

Maioria das novas auto-estradas vai ter portagem

Governo cria passe escolar e triplica beneficiários de acção escolar

«Estamos em melhores condições para enfrentar conjuntura económica»

480 mil famílias isentas por mais tempo de imposto da casa

Sócrates: «não podemos disfarçar os problemas do choque petrolífero»

PUB

Relacionados

Últimas