Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Estamos em melhores condições para enfrentar conjuntura económica»

Relacionados

Notícia actualizada

Para o primeiro-ministro José Sócrates «estamos hoje em melhores condições para enfrentar a difícil conjuntura económica internacional».

A redução do IVA em 1 ponto percentual (que se traduz numa poupança de 600 milhões de euros por ano), o QREN e o reforço do investimento público são apontados, pelo Governante, como exemplos que permitem reagir de forma mais eficiente à crise económica que tem afectado todo o mundo.

PUB

«País já ultrapassou uma grave crise orçamental»

Para José Sócrates Portugal «já ultrapassou uma grave crise económica orçamental», o que, no entender do Executivo, dá ao Governo capacidade para enfrentar e resolver as dificuldades.

O primeiro-ministro reconhece, no entanto, que a conjuntura internacional e a incerteza da sua evolução «colocam dificuldades sérias à economia e às famílias portuguesas», alertando, no entanto, que «a subida do preço do petróleo e dos bens alimentares, a subida das taxas de juro e a apreciação do euro face ao dólar são constrangimentos exteriores à economia portuguesa, que têm efeitos sobre ela mas não dependem do Governo, dos empresários ou dos trabalhadores».

«Criámos emprego»

De acordo com Sócrates, foi atraído investimento privado em determinadas áreas, consideradas pelo mesmo, como «cruciais». É o caso na área petroquímica, construção automóvel, papel, mobiliário, energia e turismo.

«Foram estes investimentos que permitiram à economia portuguesa recuperar a sua capacidade de crescimento e de gerar emprego», conclui.

PUB

Governo ajuda famílias mais pobres com quase 80 milhões

IRS: um milhão de portugueses vão poder deduzir mais despesas

480 mil famílias isentas por mais tempo de imposto da casa

Sócrates: «não podemos disfarçar os problemas do choque petrolífero»

Combustíveis: CDS acusa Governo de arrecadar mais imposto

Governo vai arrecadar 100 milhões com taxa «Robin dos Bosques»

Sócrates: «Caso das facturas da Galp é «preocupante e escandaloso»

Maioria das novas auto-estradas vai ter portagem

Governo cria passe escolar e triplica beneficiários de acção escolar

PUB

Relacionados

Últimas