Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses vão ao funeral do Papa João Paulo II

PDiário: Procura de voos para Roma aumentou na TAP. Companhia aérea pondera hipótese de efectuar as viagens regulares em aviões maiores. D. José Policarpo vai em avião cedido por Sampaio

Portugal é um dos países que mais foi visitado por João Paulo II. Por isso mesmo, muitos portugueses não querem deixar de estar presentes no último adeus ao Papa que mais visibilidade deu a Portugal. A companhia aérea, TAP, confessa que está muito atenta para que não faltem lugares aos portugueses que queiram dizer um último adeus a Karol.

«Não houve ainda um aumento massivo na procura de bilhetes para Roma, no entanto, já tivemos algumas reservas de última hora relacionadas com o desaparecimento de João Paulo II», adiantou ao PortugalDiário Isabel Palma, do gabinete de comunicação da companhia aérea portuguesa.

PUB

O pequeno aumento, registado nos últimos dias, na procura de bilhetes pode vir a ser maior, uma vez que só esta segunda-feira foi conhecida a data do funeral. Mais portugueses poderão vir a querer comprar bilhetes, mas a TAP informa que está já a precaver uma possível afluência.

«Este é um assunto que a empresa está a acompanhar. Se for necessário, isto é, se as reservas aumentarem consideravelmente poderemos optar por uma substituição do equipamento. Com aviões maiores aumentamos os lugares», explicou a mesma fonte. A TAP tem três voos diários para a capital italiana.

Os portugueses que queiram estar em Roma nos próximos dias, e o façam por avião, pagarão cerca de 290 euros. Mas além da viagem, a maior dificuldade poderá ser a de encontrar alojamento na cidade que se prepara para receber mais de dois milhões de peregrinos. Há ainda que ter em conta os preços que aumentaram devido à morte do Santo Padre.

A elevada procura de hotéis, muitos dos quais estão esgotados, está a fazer subir os preços, com forte especulação a espalhar-se por sectores afins, como a restauração, guias e outros serviços de apoio turístico.

PUB

Mesmo clientes que já estavam hospedados há vários dias foram informados pelos hotéis dos aumentos de preços que, em alguns casos, ultrapassam os 30 euros por noite, subindo de 150 euros no fim-de-semana, para 180 euros a partir desta segunda-feira. Se encontrar onde ficar, tenha ainda em conta as pequenas multidões que se espalham por toda a cidade.

A afluência a Roma está a ser enorme e é naturalmente visível na Praça de São Pedro, mas que se nota igualmente no aeroporto de Roma e nas estações e terminais de comboios e autocarros, onde centenas de pessoas esperam transporte para o Vaticano. O governo italiano criou ligações adicionais de comboio para Roma e anunciou novas rotas de autocarro de vários pontos da cidade para o Vaticano, além de instalar ecrãs gigantes para quem não chegar à Praça de São Pedro.

Além dos portugueses anónimos que pretendem ver o Papa por uma última vez, Portugal estará representado com destaque e com todos os recursos ao dispor. O exemplo está no avião concedido por Jorge Sampaio à representação católica portuguesa. O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, voa terça-feira de manhã para Roma num «Falcon» cedido pelo Estado português. O avião foi «posto à disposição» de D. José Policarpo pelo Presidente da Republica, atendendo à «importância do momento», disse o porta-voz do gabinete do Patriarca.

PUB

O cardeal-patriarca vai assistir às cerimónias fúnebres de João Paulo II, e permanecerá no Vaticano para participar no conclave de cardiais que vão escolher o futuro Sumo Pontífice. De acordo com a mesma fonte, D. José Policarpo será acompanhado pelo cónego Manuel Alves Lourenço, deão do Cabido da Sé Patriarcal, o cónego Francisco José Tito Espinheira, vice-reitor do Seminário dos Olivais, e o padre Agostinho Jardim Gonçalves, porta-voz do Gabinete do Patriarca.

A partida destes portugueses distintos no mundo católico está marcada para o aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa, às 10:00 horas de terça-feira.

* Com Lusa

PUB

Últimas