Já fez LIKE no TVI Notícias?

Blogues podem ser usados para humanizar as empresas

Relacionados

Guru da blogosfera realça o papel da ferramenta nos dias de hoje

O guru da blogosfera Bruno Giussani defende que os blogues aumentam a transparência das empresas e a sua proximidade com o público, clientes e accionistas, dando-lhes a sensação de que conhecem, entendem e participam no funcionamento da companhia, informa a agência Lusa.

«A primeira [vantagem dos blogues] é o aumento da transparência para o público, para os clientes da empresa e para os accionistas. Mas a maior vantagem é mesmo fazê-los sentir que conhecem a empresa, entendem a cultura da companhia e participam de alguma forma no funcionamento da empresa», disse Bruno Giussani, investigador, empresário e antigo director de estratégia do Fórum Económico Mundial de Davos.

PUB

Para Giussiani, o «blogging» é «um desafio» que precisa de ser interiorizado, fomentado e aprendido pelas empresas, começando depois lentamente a entrar na rotina. Considerando os cerca de 20 mil «bloguistas» existentes em Portugal um «número significativo», Bruno Giussani salientou contudo que as empresas ainda são muito cépticas na sua utilização, um facto que atribui a uma relutância histórica e cultural quanto a um aumento da transparência.

Questionado sobre os riscos que as empresas correm ao utilizar os blogues como ferramenta de comunicação, Giussani admitiu existirem alguns riscos, mas não grandes: «Há sempre risco, a beleza da Internet é que todas as pessoas estão ali, mas o perigo é também que todas as pessoas estão ali, boas e más pessoas». O maior risco surge quando o acesso ao seu blogue é livre e acessível a todos os funcionários, uma vez que estes «podem contar um segredo ou transmitir informação confidencial».

Uso generalizado é positivo

Quanto ao uso dos blogues pelos utilizadores e clientes, já a situação é diferente. Segundo Giussani, tem um impacto significativo nas empresas, «porque de repente podem difundir uma mensagem que pode ser negativa para a empresa ou descobrir alguma coisa» e colocá-la no blogue.

PUB

«Podem ir para um hotel e descobrir um rato no restaurante, tirar uma fotografia e pô-la no blog, o que é uma forma de comunicação muito mais poderosa para o utilizador do que simplesmente enviar uma carta de reclamação para a empresa, porque qualquer pessoa pode vê-lo», exemplificou.

Além dos blogues, o especialista destacou o importante papel dos telemóveis na vida actual, pelo «impacto directo» que têm na vida das pessoas e sua capacidade económica: «A tecnologia que está hoje a fazer realmente uma grande diferença nos países em vias de desenvolvimento não é a Internet, mas sim os telemóveis. Isto é importante. Quase três mil milhões de pessoas em todo o mundo usam telemóvel, ou seja, uma pessoa em cada duas».

A «revolução» dos blogues, a oportunidade que representam para as empresas e a sua fraca expressão no mundo empresarial português estão hoje em destaque nas Conversas da Unicer, consagradas ao tema «Blogosfera: inimiga das empresas ou um novo universo das relações públicas?».

PUB

Relacionados

Últimas