Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mapa mostra país a arder como nunca o viu

Aplicação web permite visualizar a dimensão dos incêndios dos últimos dias

Agosto ainda agora começou, mas já fez deste ano o mais trágico desde 2012 no que aos incêndios diz respeito. Nos últimos dias, o país tem sido devastado por grandes incêndios, tanto no continente como na Madeira, mas, agora, há uma aplicação web que permite visualizar, de uma forma mais gráfica, a situação no país.

José Costa, do Porto, especialista em Sistemas de Informação Geográfica, foi quem teve a ideia de aliar informações disponíveis na NASA, nomeadamente as imagens do fumo dos incêndios visto do espaço, a outros dados, criando um mapa interativo.

PUB

A aplicação permite ver fotografias captadas por satélite, onde são visíveis as nuvens de fumo que cobrem o país, mas não só: também tem informação térmica da superfície terrestre, obtida através da NASA, que assinala, a vermelho, os pontos de maior temperatura que podem, ou não, corresponder a incêndios.

Além disso, permite ainda consultar a direção e velocidade do vento, com base em informação de estações meteorológicas da NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration).

A ideia de José Costa surgiu por ser do norte do país, a zona mais afetada, e foi concretizada nos tempos livres.

A informação não é atualizada em tempo real, mas automaticamente de cada vez que os satélites da NASA passam por Portugal.

PUB

Últimas