Já fez LIKE no TVI Notícias?

Universidade de Coimbra já está no iTunes

É, aliás, a primeira universidade de língua portuguesa a estar disponível nas aplicações da Apple

A Universidade de Coimbra (UC) disponibiliza, a partir desta quinta-feira, conteúdos em língua portuguesa na plataforma «iTunes U», da Apple, a exemplo do que já fazem as mais prestigiadas universidades estrangeiras.

«Estamos muito satisfeitos por podermos utilizar a nossa história e os nossos conhecimentos para disponibilizar conteúdos de grande qualidade, através do ¿iTunes U¿, para mais de 250 milhões de pessoas que falam português em todo o mundo», declarou Fernando Seabra Santos, reitor da Universidade de Coimbra.

PUB

Joaquim Ramos de Carvalho, responsável pelo projecto, revelou à agência Lusa que se trata da primeira universidade de um país de língua portuguesa a estar presente na «maior loja de produtos digitais do mundo», em resultado de um protocolo com a Apple, sem encargos para a UC, nem para os utilizadores dos conteúdos. «É muito importante para a Universidade de Coimbra porque coloca aquilo que fazemos dentro de um meio de distribuição que está vocacionado para um público muito alargado, e onde já existe um número muito importante de universidades, sobretudo de língua inglesa», sublinhou.

De acordo com o docente da Faculdade de Letras da UC, e responsável do projecto, a universidade organizou-se no sentido de preparar conteúdos para um público muito alargado, e outros mais especializados, em áreas consideradas relevantes. Nesta fase vai dispor de meia centena de vídeos em 16 colecções, que irão sendo desenvolvidas com a introdução de novos episódios.

O novo Acordo Ortográfico, a recuperação de edifícios e de centros históricos, o raciocínio matemático na resolução de problemas do quotidiano, o património musical português, a literatura, psicologia, teatro clássico e ensino, são alguns dos conteúdos que aí são disponibilizados, adiantou Joaquim Ramos de Carvalho.

O património da UC, nomeadamente do Centro de Documentação 25 de Abril, sobre a transição democrática portuguesa, os fundos da Biblioteca Geral, que se prepara para completar 500 anos, são outros domínios abrangidos.

PUB

Últimas