Já fez LIKE no TVI Notícias?

Steve Jobs mais uma vez afastado da Apple

Relacionados

Numa nota interna dirigida a todos os funcionários da empresa escreve: «amo a Apple e espero voltar assim que puder

O CEO da Apple, Steve Jobs, afasta-se mais uma vez da companhia por razões de saúde, informa The Wall Street Journal, esta segunda-feira.

Jobs afastou-se da Apple, em 2004, numa altura em que se submeteu a um transplante do fígado, o que o próprio Jobs veio a confirmar em Março do ano passado. Mas o quase iconográfico CEO sofre também de um carcinoma do pâncreas, uma informação revelada quando já estava a submeter-se a tratamento.

PUB

Não há contudo confirmação oficial que é devido ao agravamento da doença que Jobs se afasta, até porque, garante, prossegue envolvido «decisões estratégicas» da Apple.

A direcção da companhia passa, mais uma vez, para Tim Cook. «Tenho grande confiança de que Tim e os restantes administradores farão um magnífico trabalho continuando os planos empolgantes que temos para 2011», escreve Jobs na nota que dirige aos funcionários.

«Amo a Apple e espero voltar assim que puder. Nesse tempo, minha família e eu apreciaríamos profundamente o respeito pela nossa privacidade», escreve ainda, o homem forte da Apple.

Em Janeiro de 2009, o executivo anunciou que tiraria uma licença para descansar até o final de Junho, a fim de se recuperar de uma doença que o tinha feito perder muito peso. Na altura explicou que seus problemas de saúde tinham origem num desequilíbrio hormonal e que o tratamento era «simples».

Uma semana depois anunciou, através de um comunicado aos funcionários da Apple, que os médicos haviam verificado que o seu problema de saúde era mais complexo do que parecia e que ele se afastaria.

PUB

O afastamento de Jobs e os poucos detalhes divulgados sobre a doença geraram especulações e preocupação entre alguns investidores, provocando a desvalorização das acções da empresa.

Em Junho do mesmo ano, uma reportagem The Wall Street Journal revela que Jobs se submetera a um transplante de fígado.

Um hospital do Tennessee acabou por confirmar que o CEO da Apple, Steve Jobs, passara por um transplante de fígado, mas que estaria bem e com «excelentes prognósticos» médicos. De acordo com o Instituto de Transplantes do Hospital da Universidade Metodista em Memphis, o transplante aconteceu porque Jobs era um paciente num estado muito grave.

Pouco tempo depois Jobs regressa ao trabalho, afasta-se agora, a segunda vez em dois anos.

No momento do anúncio do afastamento de Jobs, as acções da Apple, na Bolsa de Frankfurt, caem cerca de 6,5%.

PUB

Relacionados

Últimas