Já fez LIKE no TVI Notícias?

<i>Hackers</i> atacam acelerador de partículas

Dizem que os técnicos informáticos pela segurança do sistema são «um grupo de miúdos de escola»

O sistema informático do Grande Acelerador de Hadrões (LHC na sigla inglesa), do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), situado na Suíça, foi alvo de um ataque de hackers gregos, que se auto denomina Equipa de Segurança Grega (GST, na sigla por eles utilizada em inglês).

Segundo avança o jornal britânico Daily Telegraph, este ataque aconteceu quando no acelerador começaram a circular as primeiras partículas. No sistema informático do LHC surgiu uma mensagem de aviso do grupo, dando conta da sua vulnerabilidade, descrevendo os técnicos responsáveis pela sua segurança como «um grupo de miúdos de escola».

PUB

O Daily Telegraph refere que apesar da intrusão, os piratas informáticos asseguraram não ter qualquer intenção de criar problemas no LHC.

«Estamos a baixar-vos as calças por não queremos ver-vos a correr por aí nus à tentarem esconder-se quando o pânico chegar», lê-se na nota que o grupo grego deixou na rede do LHC, citada pelo jornal britânico. Após este ataque o site www.cmsmon.cern.ch deixou de estar acessível ao público.

Projecto gigantesco

Recorde-se que o LHC, considerado um dos maiores projectos científicos de sempre, começou a funcionar na passada quarta-feira. Reuniu milhares de cientistas do mundo durante 20 anos. O seu objectivo é tentar simular os primeiros milésimos de segundo do Universo, há cerca de 13,7 mil milhões de anos atrás, e é considerado a experiência científica do século.

O CERN construiu desde 1996 um túnel anelar de 27 quilómetros, arrefecido durante dois anos para atingir 271,3 graus negativos, 100 metros debaixo da terra, perto de Genebra.

PUB

Últimas