Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo chinês encerra blogues e controla o Twitter

Relacionados

Com cerca de 420 milhões de cibernautas, a China tem maior contingente de cidadãos online no mundo, que quer controlar

Dezenas de blogues - os mais populares - foram abruptamente encerrados pelas autoridades, revela Associated Press, que adianta que o Twitter é agora a maior dor de cabeça do governo chinês.

Falta de liberdade, repressão religiosa, activismo pró-Tibet e denúncias de alimentos contaminados são os temas que mais incomodam o governo local passam pelos blogues e por Twitter ou Facebook.

PUB

As autoridades chinesas temem que tudo isto crie uma espiral de opinião pública que fique fora de controlo. O governo mantém um sistema de monitorização e filtragem apertadíssimo e ainda recentemente desligou o Twitter e Facebook.

O blogueres chineses usam cada vez mais os microblogs como sua principal ferramenta de publicação, uma forma de mensagem mais breve - punchy message - para conversarem entre si ou promoveram post¿s mais longos num outro blogue. Mas um dos quatro sites de microblog está em manutenção e os outros três inoperantes, e as empresas responsáveis não dão qualquer resposta.

A Associated Presse recolheu o testemunho do advogado Pu Zhigiang, que dá conta disso mesmo: «Estava a escrever um post novo e de repente deixei de conseguir abrir o blogue».

O blogue de Xu Zhiyong foi encerrado, bem como o seu microblog, onde escrevia sobre temas sensíveis.

Os Microblogs rapidamente agregam vozes críticas, é por isso que as autoridades têm vindo a aumentar o controle sobre esta ferramenta, disse Xiao Qiang, director do China Internet Project da Universidade da Califórnia-Berkeley.

Apesar de tudo, o próprio governo da China criou um microblogs no início deste ano, com o jornal do Partido Comunista, o People's Daily, que até agora não revelou nenhum sinal de restrições, ao mesmo tempo que o Gabinete de Segurança Pública de Pequim anuncia que vai criar o seu microblog.

Também no mundo das restrições há diferenças entre o público e o privado. E a pressão é enorme no sentido de todos os utilizadores da rede usarem os seus verdadeiros nomes quando comunicam online. Mas garantir que essa directiva será cumprida é outra tarefa ciclópica para o governo da China.

PUB

Relacionados

Últimas